quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COMISSÕES - Relatório de Luciana Genro descarta congelamento de salário dos servidores


Jornal da Câmara - 08/12/2010



A deputada Luciana Genro (PSol-RS) apresentou, na Comissão de Finanças e Tributação, parecer contrário ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/09, que congela os salários dos servidores públicos, limitando o crescimento do gasto com pessoal à inflação mais 2,5% ao ano. Segundo a deputada, relatora do texto na comissão, em vez do gasto com pessoal é preciso controlar a despesa com a dívida pública, que atingiu 48% do Orçamento em 2009.

“É evidente que a taxa de juros tem que baixar, mas isso não pode ser feito às custas de cortes orçamentários que vão prejudicar a população. O que tem que ser feito é partir para uma negociação soberana com estes credores e um controle de capitais que impeça que o Brasil continue gastando este percentual tão elevado da sua receita com o capital financeiro”, disse.

Luciana Genro afirmou ainda que, por uma questão formal, o projeto também é inadequado porque pretende controlar gastos de 2010, quando essas despesas já estão praticamente fechados. Em maio, o projeto foi rejeitado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Cortes – O PLP 549/09 vai ao encontro do ajuste fiscal proposto para o governo Dilma Rousseff pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, um dos já confirmados no cargo. Na segunda-feira (6), ele anunciou que a nova gestão fará cortes em todos os ministérios e em todas as despesas, exceto as prioritárias, como o Programa Bolsa-Família. O objetivo é abrir espaço para baixar as taxas de juros, reduzindo a pressão que o governo faz sobre os preços ao gastar mais.

Mantega disse que ainda vai trabalhar contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300/08, que institui piso salarial para policiais e bombeiros militares, contra o reajuste dos servidores do Judiciário e por um salário mínimo de R$ 540 em 2011 – todos esses temas estão em discussão na Câmara.

Recuo - Ontem à tarde, Mantega divulgou nota para afirmar que fora mal compreendido por ter dado a entender que os cortes atingiriam também o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pela manhã, o presidente Lula havia dito “ter certeza” de que os ajustes nos gastos públicos não afetarão os investimentos em infraestrutura.

Segundo o comunicado da Fazenda, “em relação ao PAC, o ministro disse que a prioridade é terminar os projetos que já estão em andamento, que levam um ano ou dois para terminar. Quanto aos novos, previstos para 2011, afirmou que começarão mais lentamente. É mais uma questão de ritmo”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra