quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gasto público supera níveis do início do governo FHC


Gasto com máquina estatal bate recorde
Autor(es): Lu Aiko Otta
O Estado de S. Paulo - 15/12/2010



Os gastos com salários de funcionários, custeio da máquina e programas ultrapassaram os níveis do início do governo de Fernando Henrique. É o que mostra estudo do economista Fernando Montero, economista-chefe da corretora Convenção. Com a revisão das estatísticas do IBGE, o peso da máquina estatal nos três níveis de governo atingiu 21,7% do PIB em 2009. Em 1995, era de 21,1% do PIB.

Salários dos funcionários e custeio da máquina e programas no governo Lula ultrapassaram os níveis registrados no governo de FHC


Os gastos do setor público com os salários dos funcionários, custeio de máquina e programas ultrapassaram os níveis registrados no início do governo de Fernando Henrique Cardoso, mostra estudo elaborado pelo economista Fernando Montero, economista-chefe da corretora Convenção.

Com a revisão das estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciada na semana passada, ficou-se sabendo que o peso da máquina estatal nos três níveis de governo atingiu um pico de 21,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2009. No final de 1995, essas despesas estavam em 21,1% do PIB, na mesma base de comparação.

"A equipe econômica do governo dizia que o consumo do governo no PIB continuava abaixo de 1995 e que o que estava aumentando eram as transferências, como o salário mínimo e o bolsa família", comentou."As novas séries revisadas de PIB desmentem essa afirmação." Com a alteração de dados pelo IBGE, o consumo do governo ficou 5,7% maior no primeiro semestre deste ano, em comparação com a série anterior. Essa seria, segundo o economista, a principal explicação para o aumento de 1% no valor nominal do PIB na primeira metade de 2010.

A correção das estatísticas, retratando maior crescimento do gasto público, se deve basicamente aos Estados e municípios. Montero acredita que o IBGE obteve estatísticas mais confiáveis sobre o comportamento das despesas nessa esferas administrativas.

"Quando as séries do consumo público são atualizadas nas análises de participação na economia, a trajetória que aparece é um avanço do PIB substancialmente maior que o anteriormente divulgado", comentou. "O peso deste maior consumo público na economia é um dos desafios para retomar a poupança doméstica."

Preço. A estatística do IBGE sobre consumo do governo capta despesas tanto com salários de funcionários e outras formas de custeio da máquina como os gastos com programas nas áreas de saúde e educação, por exemplo. Montero reconhece que uma presença mais forte do Estado em algumas áreas é uma escolha da sociedade. "Mas é necessário mostrar que isso tem um preço", observou.

O aumento da taxa de inflação e o risco de o Banco Central elevar em breve as taxas de juro são o resultado de um Estado cujo peso é grande demais para ser suportado pela economia, segundo avaliou. "Parecia que a economia poderia crescer mais sem inflação, mas não pode, parecia que íamos crescer mais, mas não vamos." Montero observou ainda que, nos 12 meses encerrados no terceiro trimestre de 2010, a taxa de investimento bruta aumentou para 19,2% do PIB, enquanto a poupança doméstica ficou em 16,4% do PIB. Embora avançando, as duas taxas ficaram abaixo do registrado antes da crise.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra