sábado, 4 de dezembro de 2010

Sarney formaliza criação do Programa de Desenvolvimento Gerencial

Agência Senado - 03/12/2010


O presidente do Senado, José Sarney, assinou nesta quinta-feira (2) ato que cria o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), iniciativa permanente de capacitação de servidores, de caráter técnico e comportamental. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Recursos Humanos do Senado (Serh), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor).

- A lógica do tempo real, em que a interação e a troca de conhecimento são instantâneas, exige uma gestão eficiente, liderança e pensamento estratégico. O clima organizacional deve ser próprio aos objetivos institucionais e às mudanças que estão por vir - afirmou Sarney, no gabinete da Presidência, referindo-se à nova legislatura e à reforma administrativa que deverá ser implantada em breve.

Entre os objetivos do PDG estão o desenvolvimento, nas chefias, de competências de liderança e pensamento estratégico e a implantação de um modelo de gestão pública legislativa voltada para resultados. O programa também pretende uniformizar o processo de formação de gestores e, com isso, aperfeiçoar a gestão administrativa.

O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, agradeceu a Sarney por compreender a importância de se investir na qualificação dos servidores, o que contribuirá para consolidar a imagem do Senado como uma instituição sólida, transparente e exemplo para os demais órgãos da administração pública.

- Tem uma comparação que eu gosto de fazer, que é da obra de Machado de Assis O Velho Senado, em que ele escreveu sobre o Senado de 30 anos antes. E sob Sarney pode-se falar em uma crônica do Novo Senado, dos 30 anos à frente - disse Tajra.

Para a diretora da Secretaria de Recursos Humanos, Dóris Marize Romariz Peixoto, servidores e chefes bem treinados refletem um investimento em produtividade.

- Investimos pesado na qualificação das chefias. A melhoria do comando, um chefe que sabe bem mandar, consegue resultados mais rápidos e mais eficientes - explicou.

Fazem parte do programa treinamentos para comunicação eficaz; administração de conflitos; gerenciamento de equipes e de reuniões eficientes; e gestão de projetos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra