terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TCU condena ex-funcionárias do Serpro por fraude em cadastro de pensionistas


Agência TCU - 14/12/2010



O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou as ex-funcionárias do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Sandra do Rosário Camilo de Oliveira e Zenaide Eva Soares ao pagamento solidário de R$ 2.790.824,24, valor atualizado. De acordo com relatório, Sandra incluiu indevidamente diversos beneficiários no cadastro de pensionistas do Ministério da Fazenda.
Em uma das concessões fraudulentas de pensão, a ex-funcionária do Serpro utilizou o CPF de Zenaide Eva Soares para incluí-la no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) com o nome de Zenaide Evas Soares. A alteração foi de apenas uma letra. A beneficiária recebeu indevidamente pensões entre março de 1994 e março de 1997.
O TCU declarou as responsáveis inabilitadas para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na administração pública federal por cinco anos. Elas também foram multadas, individualmente, em R$ 140 mil e têm 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação.
Cópia do acórdão foi enviada à Procuradoria da República em São Paulo e à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O ministro Walton Alencar Rodrigues foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra