sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Advocacia-Geral assegura demissão e afastamento preventivo de servidores do Ibama condenados por crime ambiental



AGU    -    11/02/2011


A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a demissão e o afastamento preventivo, até o trânsito em julgado da decisão, de dois servidores da autarquia condenados em primeira instância por emissão ilegal de Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF). A atuação se deu por meio por meio da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso (PFE/Ibama/MT). 

Julgados por facilitarem o tráfico de madeira, os dois funcionários foram condenados, inicialmente, a pena privativa de liberdade convertida em restritiva de direitos, conforme estabelece a Lei nº 9.605/98, que trata das sanções penais e administrativas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. 

Entretanto, ao tomar ciência da decisão e da pendência de vários processos administrativos disciplinares instaurados contra os servidores, a PFE/Ibama/MT peticionou nos autos da ação penal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), para atuar como assistente no caso. 

A PFE/Ibama conseguiu ainda embargar a sentença, indicando incoerências quanto ao regime prisional e à ausência de pronunciamento acerca da pena de demissão dos agentes, conforme determina o artigo 92 do Código Penal e estabelecido na Lei nº 8.112/90, que rege os servidores públicos da União.

Acatando os argumentos da procuradoria, a Subseção da Justiça Federal de Cáceres (MT) demitiu os servidores pelo crime praticado. Por fim, determinou o afastamento preventivo dos ex-servidores e declarou os réus inaptos para o exercício de cargo público. 

A PFE/IBAMA é unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra