sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AGU garante bloqueio de créditos de empresa inadimplente com funcionários terceirizados do DNPM



AGU    -    11/02/2011


A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, bloquear os créditos da empresa Locmil Locação de Serviços Ltda, que fornecia serviços de recepcionistas para o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O valor será destinado ao pagamento de salários atrasados dos funcionários terceirizados que trabalhavam na autarquia.

A empresa, contratada por meio de pregão eletrônico, deixou de pagar o salário das funcionárias por vários meses. Preocupado, o DNPM tentou diversas vezes solucionar o problema administrativamente, inclusive, com a retenção do pagamento das faturas de novembro e dezembro de 2010, na tentativa de rescindir o contrato unilateralmente, mas não obteve êxito.

A Coordenadoria de Defesa dos Interesses Individuais Homogêneos, Coletivos e Difusos do Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil público para apurar os fatos e convocou a empresa e a autarquia para uma audiência pública. No entanto, os responsáveis pela Locmil não compareceram. 

Para assegurar o pagamento dos funcionários e evitar responsabilizações subsidiárias do DNPM pelas dívidas trabalhistas, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região e a Procuradoria Federal junto ao DNPM ajuizaram ação solicitando o bloqueio de R$ 28.171,38, além de autorização para efetuar o pagamento diretamente aos terceirizados com o valor.

A 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal concordou com a solicitação da AGU. Determinou que o DNPM utilize os créditos para o pagamento dos salários das empregadas e deposite em juízo o saldo remanescente.

A PRF 1ª Região e a PF/DNPM são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra