sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CPF para denunciar acúmulo

Alessandra  Horto
O Dia    -    11/02/2011

Rio - A auditoria externa que o governo federal vai promover na folha de pagamento do funcionalismo tem como principal meta criar um cadastro único por CPF, que será utilizado para consulta antes da nomeação do futuro servidor público. Com a base consolidada, será possível verificar quais vínculos o aprovado em concurso  tem com a Previdência Social ou outras instituições públicas.
Caso tenha alguma matrícula que possa caracterizar acúmulo de cargo  ilícito, a pessoa deverá optar por pedir a exoneração, demitir-se do atual cargo ou negar a nomeação no futuro órgão.
A ministra do Planejamento, Mirian Belchior, anunciou quarta-feira auditoria externa na folha de pagamento, que, inicialmente, ocorrerá a cada seis meses. Um dos recursos será o cruzamento de dados já aplicado pelo governo federal em 13 estados — entre os quais, Rio de Janeiro, pioneiro na consolidação.
Um dos objetivos do pente-fino é identificar pagamentos, possivelmente irregulares, de gratificações e demais adicionais superdimensionados. Essas práticas são mais comuns na troca de gestão, quando novos superiores favorecem, de forma irregular, servidores subordinados.
AUDITORIA PARA TODOS
Para a auxiliar de enfermagem Clara Fonseca, 55 anos, o pente-fino deve ser feito também na folha de pagamento dos comissionados e dos contratados. Segundo ela, os salários dos servidores não são responsáveis pelo comprometimento da economia no País: “Apoio a auditora na folha, mas defendo que o governo faça o mesmo com as demais classes”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra