quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mudança na gestão é criticada



O Povo Online    -    09/02/2011


A medida provisória que cria uma empresa para administrar os hospitais universitários de todo o País tem dado dor de cabeça a servidores e desconfiança aos dirigentes das universidades. O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Ceará (Sintufce) já se posicionou contra a medida e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, reuniu-se ontem com o relator da MP 520/2010, deputado federal Danilo Forte (PMDB), para tratar do assunto. 

O coordenador geral da Sintufce, Wlamir Paiva, critica a substituição de concursos públicos por seleções simplificadas - como análise de currículo - e o regime próprio dos servidores públicos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Essa MP é um ataque ao serviço público, porque transfere a administração dos hospitais para uma empresa de economia privada”, ressaltou.

A MP 520/2010, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A., foi enviada ao Congresso Nacional pelo então presidente Lula da Silva (PT), em seu último dia de mandato, em 2010, e tramita em caráter de urgência.

Para Wlamir, é “preciso lutar” por concursos e pensar em alternativas para reestruturar hospitais. “A reposição do pessoal dos hospitais deve ser via concurso público”.

Atualmente, o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-escola Assis Chateaubriand, ambos ligados UFC, já contratam funcionários temporários e vinculados à CLT, por meio de uma entidade de fins não lucrativos da própria universidade. Já a nova empresa continuaria contratando via CLT, mas estabelecendo maiores vínculos para esses trabalhadores.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, defendeu que a MP foi criada em função de um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), solicitando a demissão de todos os 26 mil funcionários terceirizados que prestam serviços aos hospitais universitários. “Vai ter concurso para 26 mil pessoas? Não vai. E nós temos de resolver o problema de 26 mil pessoas”, justificou.

Na UFC, estão nessa situação cerca de mil funcionários e, embora favorável à medida, Jesualdo se preocupa com os recursos que manterão tal empresa federal. Isso pelo fato de que, segundo ele, o custeio desses servidores gera R$ 1,3 milhão a mais por mês para a já pomposa dívida de R$ 18 milhões dos hospitais geridos pela UFC.
 
Encontro
Por ser uma sociedade anônima, a empresa administradora dos hospitais universitários possibilitará o lucro, afirma o coordenador geral do Sintufc. Na avaliação de Wlamir, a MP ainda fere a autonomia das universidades quanto à administração dos hospitais, uma vez que a empresa será vinculada ao MEC. 

O projeto não prevê estatuto para a empresa. Por isso, não está claro se a direção dos hospitais será mantida sob a tutela das universidades.

Jesualdo Farias também fez ponderações ao projeto. Em reunião realizada ontem na UFC, com Danilo Forte, enfatizou que “não está em negociação” a exigência quanto à autonomia das universidades e a manutenção de pesquisas de extensão.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A medida provisória 520/2010 cria uma empresa de sociedade anônima, ligada ao MEC, para simplificar as contratações de profissionais para hospitais universitários. Mas o sindicato da categoria critica falta de concurso público e o vínculo com a CLT, e não ao regime do servidor público.

SAIBA MAIS 

A Medida Provisória 520/2010, que tramita no Congresso Nacional em caráter de urgência, autoriza a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A.. Será ligada ao Ministério da Educação (MEC).
 
Ficará a cargo da empresa realizar ou não concurso, podendo recorrer à seleção simplificada, com análise de currículo.
 
O Sintufc está seguindo a orientação nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), que é contrária à medida.
 
Hoje, pela manhã, o reitor da UFC e Danilo Forte participarão, em Brasília, de debate promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra