sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Servidores da UFC fazem paralisação



Diário do nordeste    -   04/02/2011


Os servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram ontem uma paralisação de suas atividades na tentativa de fazer cumprir algumas reivindicações da categoria, tais como a realização de concurso público para substituição dos terceirizados; inclusão no Orçamento da União deste ano de recursos para reajuste salarial, piso de três salários mínimos para a categoria e cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados desde 2007. A concentração do movimento aconteceu no pátio da Reitoria da UFC.

De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufc), Lucineide Paiva, a manifestação também aconteceu em outras universidades federais no Brasil. Segundo ela, no Ceará, o movimento representa uma luta de cerca de 3,8 mil servidores técnicos-administrativos e, em particular, dos 2,5 mil que atuam no HUWC e Meac e pretende abrir negociação com o governo Dilma Roussef sobre a pauta de reivindicações.

O movimento de um dia teve, de acordo com Lucineide, a adesão de pelo menos 70% da categoria. "Todos os setores administrativos da UFC pararam, além de conseguirmos reduzir o atendimento do Meac e Walter Cantídio, onde a situação é muito complicada", aponta.

Medida provisória

Um dos pontos de luta, informa, é a posição da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) contra a Medida Provisória 520 que autoriza a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). "Isso representa um retrocesso", avalia.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra