sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

STJ determina indenização para servidor público que recebeu cargo com atraso



R7    -   04/02/2011

Erro em prova prejudicou candidatos, que entraram com ação na Justiça

A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que candidatos aprovados em concurso público que tenham sido impedidos de assumir o cargo devem receber indenização.
No caso analisado pela Corte Especial, os aprovados foram impedidos de tomar posse no cargo público devido a ato ilegal do Poder Público reconhecido por decisão judicial. Portanto, o dano aos aprovados foi constatado, e, assim, a indenização é devida.
A referência para o cálculo da indenização é o salário que os aprovados deveriam receber, caso tivessem assumido o cargo no momento adequado (com as deduções do que já tenha sido eventualmente recebido).
De acordo com o processo, os servidores entraram com uma ação pedindo indenização no valor equivalente aos salários de auditor da Receita Federal do Distrito Federal que deixaram de receber de julho de 1995 a julho de 2002. Eles constataram que duas questões da prova objetiva tinham duas respostas corretas.
Os aprovados no concurso foram nomeados em julho de 1995, menos aqueles que questionaram o concurso na Justiça. Ao julgar Recurso Especial dos candidatos, o STJ reconheceu que as questões discutidas eram inválidas e determinou que os pontos fossem atribuídos aos candidatos. Assim, os recorrentes foram nomeados em julho de 2002. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra