sábado, 30 de abril de 2011

1º de maio reforça luta dos servidores por data-base e campanha salarial unificada


Blog do Servidor Público Federal     -    30/04/2011



O Dia do Trabalhador será comemorado neste domingo, 1º de maio. A data faz parte da pauta unificada dos servidores que defendem data-base para a categoria em 1º maio. Coincide também com o início da semana em que servidores federais unidos em torno de uma campanha salarial têm reunião agendada no Ministério do Planejamento. Na terça, 3, a Condsef, junto com representantes das demais entidades nacionais que organizam a luta unificada dos servidores federais, participa da reunião que vai debater a retirada de projetos, medidas provisórias e decretos que ameaçam a melhoria das condições de trabalho e qualidade dos serviços prestados à população.
Na primeira reunião entre trabalhadores e governo, o secretário de Relações do Trabalho informou que apenas algumas entidades poderiam participar das reuniões que discutem a pauta unificada. Unânimes em defender a livre organização dos trabalhadores, as entidades permanecem unidas e não vão aceitar que o governo decida quem deve representar os servidores na mesa de negociação. A expectativa é de que o processo corra sem arrogâncias e com a tranqüilidade necessária para trazer avanços.
Outras duas reuniões estão pré-agendadas para debater os demais itens da pauta unificada da campanha salarial dos servidores federais. No dia 17 de maio o tema central será a Convenção 151 da OIT que trata da regulamentação da negociação coletiva no setor público. Os demais itens da campanha, incluindo data-base para 1º de maio, serão discutidos em reunião no dia 31 de maio.  A expectativa é de que o cronograma de negociações avance. “Esperamos que o governo esteja disposto a discutir com seriedade as propostas apresentadas pelos trabalhadores do setor público. Caso contrário, buscaremos mecanismos para fortalecer a unidade e pressão em torno de nossas demandas”, adiantou Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef.
Pauta específica – O governo também divulgou cronograma de reuniões para debater pautas específicas das diversas categorias do setor público. O Planejamento recebe a Condsef na quinta-feira, 5. Na oportunidade a entidade vai levar o memorial assinado no dia 14 de dezembro entre Condsef, CUT e Planejamento. O objetivo é conseguir que o governo finalmente encaminhe demandas que estão pendentes desde o final do governo Lula. A Condsef também vai apresentar demandas que foram levantadas durante seminário realizado esta semana com suas entidades filiadas e tratou da avaliação de desempenho no setor público. A intenção é tratar de gargalos contidos na Lei e no Decreto que tratam do tema.
Todas as entidades terão espaço garantido para debater suas pautas específicas e seguirão fortalecendo a luta em torno da pauta unificada. A categoria está permanentemente mobilizada para buscar avanços nesse processo de negociação com o governo. Para o dia 11 de maio está agendado um Dia Nacional de Luta que deve unir servidores federais do Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o Brasil. O objetivo é seguir fortalecendo a unidade pelo atendimento de demandas urgentes. “Vamos seguir debatendo em assembléias e fóruns unificados as ações necessárias para alcançarmos os avanços esperados”, acrescentou Sérgio Ronaldo.
Independente das dificuldades, o 1o de maio será sempre celebrado lembrando as lutas, vitórias e buscando forças para enfrentar os problemas que ainda atravessam o caminho dos trabalhadores. Mas para a Condsef todo dia é dia do trabalhador e todo o dia é dia de respeitar direitos e reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores seja da iniciativa pública ou privada para o crescimento e desenvolvimento das nações.
Fonte: Condsef




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra