quinta-feira, 7 de abril de 2011

AGU impede no STF concessão indevida de Gratificação de Desempenho fora dos limites fixados por súmula vinculante



AGU    -    07/04/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, no Supremo Tribunal Federal (STF), o pagamento irregular da Gratificação de Desempenho Técnico-Administrativo (GDATA) a uma servidora aposentada vinculada à Gerencia Regional de Administração do Ministério da Fazenda no Estado do Rio Grande do Sul. 

A funcionária acionou a Justiça para receber, além da GDATA, a Gratificação de Desempenho da Atividade Técnico Administrativa e de Suporte (GDPGTAS). No entanto, ao apreciar a matéria e decidir sobre o assunto, a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul estipulou pontuação diferente da que já havia sido estipulada pelo STF para conceder o pagamento.

A Secretaria-Geral de Contencioso da Advocacia-Geral da União (SGCT/AGU) demonstrou, na manifestação enviada ao STF, que a decisão da Turma Recursal prevê a concessão do benefício em valores superiores aos fixados na Súmula Vinculante nº 20 do STF.

De acordo o estabelecido pelo Supremo, a GDATA deve ser conferida aos inativos nos valores correspondentes a: 37,5 pontos, no período de fevereiro a maio de 2002; 10 pontos, para o período de junho de 2002 a abril de 2004; e 60 pontos, a partir da chamada "conclusão dos efeitos do último ciclo de avaliação", a que se refere a Medida Provisória nº 198/04, convertida na Lei nº 10.971/04.

A AGU afirmou também que a decisão da turma recursal causaria dano irreparável ao interesse público, pois fixou o valor de 30 pontos. Diferente, portanto, do que fora pré-fixado pelo Supremo. 

O STF acolheu os argumentos da SGCT/AGU e concedeu a medida liminar requerida pela Advocacia-Geral, suspendendo os efeitos da decisão anterior. De acordo com o STF, houve desrespeito a Súmula Vinculante nº 20 que orienta a matéria. 

A SGCT é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à atuação judicial da União perante o STF.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra