terça-feira, 5 de abril de 2011

Cobrança dos chefes



Correio Braziliense - 05/04/2011




O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou que os diretores de seções “redobrem” a vigilância e não se omitam sobre as ausências dos servidores. Sarney cobrou dos chefes de setores responsabilidade pelo cumprimento das regras de registro de presença na Casa. Apesar de a servidora Edilenice Passos ser uma das poucas que teve a imagem divulgada após registrar presença e voltar para sua residência, a prática bater ponto e ir embora é comum. Na manhã de 1º de abril, o Correio acompanhou movimentação de servidores no aparelho de ponto que fica nas imediações do serviço médico e conferiu que pelo menos cinco funcionários registraram presença, mas não assumiram suas funções no Senado.

A primeira fraude ocorreu às 7h31 de sexta-feira, quando um homem chegou em um Polo preto, desceu do carro e deixou o veículo ligado enquanto registrava presença. Depois, ele foi embora, em vez de começar a trabalhar.

Poucos minutos depois, uma mulher com roupa de ginástica dirigindo uma picape Suzuki prata estacionou o carro do lado contrário da via onde fica o aparelho de ponto. Pelo vidro, era possível ver um cachorro branco dentro do carro. Ela registra a presença, voltou para o carro e foi embora.

Antes da instituição do ponto biométrico, o Senado já havia detectado que alguns servidores costumavam registrar frequência para funcionários ausentes, utilizando o sistema de senha da intranet. Mas a gazeta dos que utilizam o artifício de bater ponto em aparelhos distantes da estrutura interna do Senado irrita funcionários que cumprem os horários e se sentiam constrangidos por ver os colegas registrando presença, muitas vezes, vestindo bermudas. Sarney afirmou que as fraudes só terminarão se houver “conjugação de esforços da tecnologia com a parte humana.”



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra