quarta-feira, 6 de abril de 2011

Condsef se reúne com Lupi para discutir demandas do setor



DIAP    -    06/04/2011


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebeu, na última segunda-feira (4) à tarde, em Brasília, representantes da Condsef para tratar de problemas pendentes com os servidores do setor.
Entre os pontos abordados estavam as péssimas condições de trabalho em algumas unidades do MTE em todo o país; a preocupação quanto ao corte no orçamento da União e, consequentemente, a suspensão de concursos e contratação de concursados; o assédio moral, cada vez mais comum dentro dos órgãos ligados ao Ministério; avaliação de desempenho; a participação de servidores em atividades dos sindicatos; a reposição dos dias parados referente à greve de 2010; a implantação de dois turnos no expediente do MTE; e a extensão para os servidores do Ministério do reajuste recebido pelos servidores contemplados pela lei 12.774, que trata das carreiras transversais e beneficiou apenas algumas carreiras de nível superior no serviço público.
Em relação a avaliação de desempenho, a Condsef sugeriu que a discussão se dê nos estados, com a participação dos servidores. O ministro ficou de encaminhar a solicitação. Sobre a reposição dos dias parados da greve, a confederação reforçou que não existe pendência em relação à paralisação de 2009 e propôs como forma de compensar a de 2010, que fosse abonado 30% dos dias paralisados.
Lupi informou que irá fazer um levantamento sobre a situação nos estados, no sentido de averiguar quais unidades já colocaram o serviço em dia.
Sobre o desmonte no MTE, o ministro disse que estava atento e que iria se empenhar ainda mais para sanar os problemas. Ele se mostrou surpreso sobre a existência de assédio moral no Ministério e pediu para que a Condsef o subsidiasse com informações, no sentido de agir nos locais em que essa prática esteja existindo.
Quanto à implantação de dois turnos de seis horas no MTE, a Condsef informou que vários estados já funcionam com essa carga horária. Para tratar dessa questão, ficou agendada uma reunião para hoje, entre a Condsef e o assessor de Carlos Lupi, Paulo Roberto. Na ocasião, também será aprovada uma agenda de reuniões entre o MTE e a Condsef.
Outra reivindicação da confederação é a revogação da Portaria 2.551/2010, que restringe a participação de servidores nas atividades sindicais. O assunto será pauta de uma reunião marcada no MTE, no dia 12 de abril, com a assessoria de Lupi.
Quanto à extensão aos servidores do MTE da lei 12.774, que reajusta algumas poucas carreiras do serviço público, o ministro não se posicionou. Mas a Condsef mantém a reivindicação e irá colocar novamente em pauta nas próximas reuniões.
"Nossa proposta é que seja repassado para os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego o mesmo percentual, em torno de 78%, dos servidores contemplados pela Lei 12.774. Seria uma forma de antecipação pelo plano especial de cargos".
E completou: "Vamos fazer nossa parte, exigindo nossa pauta geral. Enquanto isso, reivindicamos esses 78% para nível superior, intermediário e auxiliar. Ressaltamos para o ministro os baixos salários pagos pelo Ministério, o que tem levado muitos concursados a desistirem de continuar trabalhando no órgão", salientou José Carlos de Oliveira.
Pela confederação, participaram da reunião o secretário geral, Josemilton Costa, e os diretores da entidade, José Carlos Oliveira e Rogério Expedito, e ainda Fabiane Lobo, do Departamento do MTE da Condsef (Demitre). (Fonte: Sindsep-PE)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra