quarta-feira, 20 de abril de 2011

Corte nas contratações: PF e INSS podem ser poupados


Aline Salgado
O DIA    -    20/04/2011

Rio - Candidatos que desejam uma das 1.352 oportunidades na Polícia Federal ou das 3 mil no INSS podem ficar mais tranquilos. As seleções estão na lista de prioridades do Ministério do Planejamento. Em entrevista à Coluna, a secretária de Gestão da pasta, Ana Lucia Brito, antecipou que o ministério dará prioridade aos concursos ligados a áreas sensíveis na gestão de Dilma Roussef.

São projetos relacionados à extinção da extrema pobreza, à manutenção da segurança nacional e ao atendimento ao cidadão. Dessa forma, órgãos associados a essas áreas, como a PF e o INSS, terão a liberação mais rápida. 

Sobre a medida que autoriza o ministério a lançar mão de contratos temporários, por no mínimo um ano, a secretária assegurou que a meta de redução dos terceirizados nas repartições será mantida. “A ideia é trocar dois terceirizados por um servidor, seguindo o acordo (com o Ministério Público do Trabalho) e a meta de contenção de custos impostas pelo Planejamento. Estamos analisando os concursos que cumprem esse objetivo”, explicou .
A secretária lembrou ainda que, devido aos bons índices atingidos no ano de 2010 — quando 95% dos terceirizados foram substituídos por concursados —, o prazo final para a adaptação às regras do MPT foi prorrogado. Agora, vai até dezembro de 2012.
NOMEAÇÕES
A secretária Ana Lucia Brito esclareceu ainda que o direito adquirido dos candidatos será respeitado. Logo, em primeiro lugar, serão autorizadas convocações com prazo de vigência a estourar, como aconteceu no Ibama, que chamou 60 aprovados de 2008, e no próprio Planejamento, que convocou 99 de 2009.
“MOMENTO PONTUAL”
Apesar do clima de desânimo entre os candidatos por conta do contingenciamento, há esperança de melhoras. “Esse é um momento pontual de ajustes no orçamento, mas o governo vai precisar de pessoal para continuar tocando as políticas públicas”, destacou Ana Lucia Brito. 

DETALHAMENTO
Ana Lucia Brito informou ainda que o Ministério do Planejamento deve apresentar, ao poucos, as análises e os critérios da liberação ou não de cada pedido de concurso. “O levantamento das demandas já foi finalizado pelos técnicos do ministério, agora só faltam ser concluídas as análises caso a caso”, afirmou.
EXPLICAÇÕES
Na próxima terça-feira, 26 de abril, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, vai ter de dar explicações aos deputados sobre o corte de mais de 19 mil vagas nos concursos. Blechior foi convocada a participar de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento da Câmara.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra