sexta-feira, 8 de abril de 2011

Justiça acolhe entendimento da AGU e nega diminuição indevida de jornada de trabalho a terapeuta ocupacional do INSS



AGU   -    08/04/2011




O trabalho dos analistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com formação em Terapia Ocupacional é regido pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Federais - Lei nº 8.112/90. Com esse entendimento, a Advocacia-Geral da União (AGU) impediu na Justiça a diminuição da jornada de trabalho de 40 horas para 30, requerida por terapeuta ocupacional com base na Lei nº 8.856/94 - legislação que ampara fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 

A jornada de trabalhos de servidores do Seguro Social não pode ser reduzida sem a devida alteração proporcional dos valores salariais recebidos, conforme prevê o regime jurídico único. 

A Procuradoria Seccional Federal em Caruaru (PSF/Caruaru) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao (PFE/INSS) conseguiram decisão favorável na ação movida pela servidora pública, em face do Chefe de Divisão de Recursos Humanos do INSS, em Caruaru (PE). 

Desde 2008, a servidora ocupava o cargo de analista do Seguro Social, com formação em Terapia Ocupacional, na Unidade Técnica de Reabilitação Profissional - Gerência de Caruaru. Afirmando ser abusiva a jornada de trabalho de 40 horas semanais, entrou com ação na 24ª Vara Federal de Pernambuco. Para ela, o patamar de 30 horas semanais estipulado pela Lei nº 8.856/94 -- não estava sendo observado.

As procuradorias explicaram que a Lei nº 8.856/94 não se aplica ao cargo de analista do Seguro Social, com formação em terapia ocupacional. A norma que regula o servidor público é a Lei nº 8.112/90, como dito anteriormente.

A 24ª Vara Federal de Pernambuco negou o pedido da servidora e acolheu os argumentos das procuradorias, considerando que "a Lei 8.856/94 não atinge o serviço público, mas apenas os empregados ou terapeutas ocupacionais na condição de profissional liberal, que não é a hipótese dos autos".

A PSF/Caruaru e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra