sexta-feira, 29 de abril de 2011

Justiça manda Anatel demitir funcionários contratados irregularmente


Luís Osvaldo
Convergência Digital    -    29/04/2011




A Justiça Federal considerou irregular o uso de cargos comissionados para a contratação de motoristas na Anatel e determinou ao órgão regulador a demissão imediata desses funcionários. A agência, que resistiu à medida durante um ano e meio, desde que foi orientada no mesmo sentido pelo Ministério Público, capitulou na última segunda-feira, 25/4.
A Justiça atendeu o pedido de liminar, feito pelo Ministério Público Federal no DF em fevereiro do ano passado, mas a ação, que continua tramitando, envolve uma encrenca maior: a conversão ilegal de cargos privativos de concursados em cargos de livre nomeação.
Segundo a investigação do MPF, entre 2001 e 2006, 62 cargos exclusivos de servidores concursados foram transformados em cargos de livre nomeação e exoneração, destinados a pessoas estranhas ao quadro efetivo da agência.
As mudanças ocorreram por meio de 12 portarias administrativas da Anatel. De acordo com a Constituição Federal, sustentou o MPF a alteração só pode ser feita por meio de lei formal.
A liminar, no entanto, se refere aos motoristas dos conselheiros da agência, que foram nomeados em Cargos Comissionados de Assistência (CAS). A decisão, de 18/4, foi cumprida pelo Conselho Diretor na segunda-feira, 25/4, publicada no D.O.U. de 27/4.
Como apenas a conselheira Emília Ribeiro atendeu a orientação do MPF, foi preciso uma decisão judicial para obrigar os demais a seguirem a determinação. Daí a exoneração de quatro motoristas nesta semana.
A agência argumentou que os cargos comissionados se destinam à nomeação de servidores para o desempenho de atividades administrativas gerais e que a estes “também é permitida a condução de veículos oficiais”.
O juiz federal Brunno Christiano Cardoso, da 20ª Vara Federal, não concordou. Ele lembrou à Anatel que o provimento de cargos em comissão se dá sem necessidade de concurso, mas é limitado a atribuições de direção, chefia e assessoramento.
“Não há dúvidas de que o serviço de motorista, consistente basicamente na condução de veículos administrativos, não constitui atribuição de direção, chefia ou assessoramento, capaz de justificar a destinação de cargo em comissão para o seu desempenho”, afirmou o juiz.
Segundo ele, “tal prática permite a nomeação de pessoas para ocupar cargos públicos, sem prévia submissão a concurso, fora das hipóteses autorizadas pela Constituição, o que é suficiente para autorizar a concessão da medida requerida, em caráter liminar.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra