sexta-feira, 29 de abril de 2011

MODERNIZAÇÃO DO ESTADO


CONFÚCIO MOURA 
EMRONDONIA        -     29/04/2011     



modernização do Estado passa pela valorização do servidor público

Só de falar em mudança ou modernização dá arrepios. De tanto se falar nisto ao longo do tempo, muito gente nem acredita que seja possível. Basta ver como o Banco do Brasil se modernizou. A Caixa Econômica Federal. Os dois passaram por verdadeiras revoluções internas. Aqui em Rondônia, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça e Ministério Público, como tem melhorado e avançado. Nada disto aconteceu de um dia para a noite. Foi um jogo lento e gradual. Passa por investimentos em melhorias de processos e treinamento de pessoas. Mas, perguntem a eles se querem voltar aos velhos tempos, de papéis, tulhas cheias e aquele reboliço de vai e vem de gente com papéis debaixo dos braços? Hoje, um advogado em sua casa observa o avanço do seu processo, manda a sua petição pelo computador. E assim também a Receita Federal e inúmeros ministérios em Brasília.
O mundo caminha assim. Se ficar parado, ohando a banda passar, podemos nos transformar num dinossauro.
Já escrevi várias vezes neste blog sobre modernização do Estado.  Ela passa obrigatoriamente pela valorização do servidor público. Em Minas, no Governo Aécio, demorou dois ou três anos. Aqui, dedico este ano, até dezembro, para juntos escrevermos um plano de carreira adequado e moderno para todos.
Alguma coisa consistente, em que cada servidor possa ter perspectiva de carreira, sentir-se bem no serviço público, estudar muito, enfim, ser um agente de Estado para servir bem ao cidadão. Está aberto na SEAD o Comitê de gestão, liderado pelo Secretario de Planejamento.
Vamos começar com o GESPUBLICA.  Que é uma poderosa ferramenta do Governo Federal, que só com ela os processos e fluxos de atividades ficarão bem definidos e gradualmente iremos compondo um corpo funcional ajustado e sabendo cada um o que fazer.
O meu objetivo é reduzir ao máximo os cargos comissionados e investir maciçamente no servidor de carreira.  O dinheiro gasto com portariado servirá para promover o pessoal da casa, acrescentar o que modernamente é discutido em todo lugar do mundo que é o pagamento ou incentivo pelo merecimento pessoal.
Tudo deve ser construído. Há uma necessidade de recadastramento de pessoal. Deixar todo mundo em seu lugar. Acabar na educação com os professores emergenciais. E treinar bem treinado as delegacias de saúde, educação e órgãos estaduais que estão nos municípios, muitas vezes superpondo-se.
O Estado sem estrutura e sem rumo gasta mal. O descontrole gera desperdício, e o Bresser Pereira na década de 80 disse que o desperdício no Brasil chega a 40%de suas compras. É um horror.  Creio que com aplicativos de controle de estoques e gestão dá para se fazer uma economia enorme.
O caminho é este – meus amigos.  Sei que tudo isto é um serviço silencioso, que por natureza não se transforma em mídia positiva, mas ao longo do tempo será bem visto e bem avaliado.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra