quarta-feira, 27 de abril de 2011

Revertida decisão que permitiu diminuição ilegal na jornada de trabalho de servidores do INSS sem redução de salário



AGU   -    27/04/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) reverteu, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decisão que permitia a diminuição indevida de jornada de trabalho de assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem redução de remuneração. 

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no estado do Rio Grande do Sul (RS) acionou a Justiça para que os assistentes sociais tivessem direito a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais sem redução da remuneração. A entidade alegou que esses servidores realizavam um regime de trabalho além do adequado e superior ao previsto em novo regramento da categoria. 

O juízo de 1ª instância acolheu os argumentos do Sindicato, determinando a diminuição da jornada de trabalho com manutenção do valor da remuneração correspondente às 40 horas semanais. No entanto, contra essa decisão, a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) recorreu ao TRF4.

Os procuradores federais defenderam a necessidade da suspensão da decisão de 1ª instância, por gerar risco de lesão à ordem e à economia públicas. A Procuradoria sustentou que a decisão causaria graves prejuízos aos serviços prestados pelo INSS, uma vez que haveria redução da capacidade de atendimento aos segurados que procuram a autarquia previdenciária. A PRF4 argumentou, ainda, que a lei que reduziu a carga horária dos assistentes sociais não se aplica aos servidores públicos da Administração Pública Federal.

Os argumentos foram acolhidos pelo presidente do TRF4. De acordo com a decisão, "a redução da carga horária em ¼ implica, automaticamente, redução idêntica da capacidade de atendimento desses profissionais nos postos do INSS, acarretando, assim, grave dano à ordem social, econômica e administrativa".

A PRF4 é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra