quinta-feira, 14 de abril de 2011

Servidores técnicos das universidades federais fazem protesto e reivindicam aumento salarial


Agência Brasil    -    14/04/2011


Brasília  –  Cerca de 2 mil servidores técnicos de universidades federais de todo o país fizeram um protesto hoje (14) em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os servidores reivindicam aumento salarial, além da equiparação entre ativos e inativos e entre trabalhadores que exerçam a mesma função.
Os servidores também criticam a Medida Provisória nº 520 que autoriza o governo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, para gerenciar os hospitais públicos universitários.  “ Essa é uma tentativa de privatização descarada, querem seguir o modelo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre que é aberto ao público, mas também atende à demanda de planos de saúde ”, afirma o coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidade Federais Brasileiras (Fasubra) Pedro Rosa.
A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Santa Catarina (Sintufsc), Teresinha Seccato, disse que muitos servidores foram prejudicados com a extinção de algumas carreiras na implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativo em Educação  (PCCTAE).  “As pessoas que ficaram nessas carreiras [extintas] estagnaram, fazem cursos, pós-graduação e não progridem, pois a carreira não existe”, afirmou Teresinha.
Durante a manifestação na manhã de hoje, cinco coordenadores da Fasubra se reuniram  com o secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Devarnier Paiva, para negociar as reivindicações da categoria.
A coordenadora da Fasubra Leia de Souza Oliveira disse que o encontro resultou na abertura de uma mesa de negociação. Já há uma nova reunião marcada para a próxima segunda-feira (18) com a participação de representantes de todos os sindicatos. "O governo se mostrou disposto a nos ouvir, os resultados só saberemos com o decorrer da agenda de negociação", afirmou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra