sexta-feira, 13 de maio de 2011

AGU derruba liminar que impedia nomeação de 105 aprovados em concurso do MPU e garante manutenção do cronograma do processo seletivo



AGU    -    13/05/2011


A Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou, na Justiça, liminar que impedia a nomeação de 105 candidatos aprovados no VI concurso para ingresso no quadro de pessoal do Ministério Público da União (MPU). Com essa atuação, a Advocacia-Geral garantiu a manutenção do cronograma do processo seletivo estabelecido no edital "Procuradoria-Geral da República/MPU 03/2010".

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União ajuizou ação alegando que, antes de fazer as últimas nomeações, o MPU deixou de realizar concurso interno de remoção, a fim de oferecer as novas vagas para os servidores mais antigos na carreira, o que teria violado o art. 28, inciso I, da Lei n. 11.415/2006. 

A entidade pediu na ação que o MPU realizasse concurso de remoção para as 105 vagas constantes da publicação do Diário Oficial do dia 16 de março de 2011, suspendendo as nomeações já realizadas. Solicitou também que o órgão abstivesse de fazer nomeações e lotações de novos servidores sem antes assegurar o direito de remoção dos servidores mais antigos na carreira e dos que obtiveram melhor classificação no concurso público.

O juízo da 9ª Vara Federal do Distrito Federal acolheu os argumentos da entidade e concedeu liminar para que, antes de oferecer as vagas aos candidatos aprovados no concurso com classificação inferior às dos nomeados anteriormente, fossem oferecidas a possibilidade de remoção para as vagas existentes.

Defesa

A Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) recorreu no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os advogados da União sustentaram que a decisão de 1ª instância traz como consequência a imediata suspensão das 105 nomeações, além de causar prejuízo à Administração Pública e ferir a expectativa dos candidatos aprovados.

A Advocacia-Geral ressaltou que as vagas remanescentes não podem ser oferecidas aos servidores já empossados do mesmo concurso, já que eles foram nomeados em 2010 e não detêm o tempo mínimo de lotação inicial de três anos, exigido por lei para participar de concursos de remoção. O MPU já havia promovido concurso de remoção antes do lançamento do edital PGR/MPU 03/2010 e, somente após a movimentação dos servidores, foi feito o levantamento das vagas existentes para realização do concurso.

Os advogados da União também sustentaram que a decisão de 1ª instância acarretou grave desordem no cronograma de nomeações, além de propiciar a perda de significativa dotação orçamentária reservada por lei para a nomeação dos candidatos aprovados no VI concurso.

De acordo com a PRU1, a decisão de 1ª instância causaria dano ao desempenho constitucional do Ministério Público, prejudicado pelo déficit no quadro de servidores que dão suporte aos subprocuradores-gerais, procuradores regionais e procuradores da República espalhados em todas as unidades do Brasil.

O presidente do TRF1 acatou os argumentos apresentados pela Advocacia-Geral e destacou que a decisão de 1ª instância invadiu a esfera de competência do Ministério Público Federal, além de alterar regra do concurso de remoção, no caso, permitindo a remoção/relotação de servidor que não detém o tempo mínimo de lotação inicial exigido pela Lei nº 11.415, de 15/12/2006.

A PRU1 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra