segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ana de Hollanda recebeu diárias sem trabalhar


O Globo - 09/05/2011


CGU vai analisar hoje o pagamento do governo à ministra da Cultura

BRASÍLIA. A Controladoria Geral da União (CGU), órgão vinculado à Presidência da República, informou que vai analisar o fato de a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ter recebido diárias do governo federal em sábados e domingos que, sem compromissos oficiais, passou no Rio - cidade onde tem imóvel. É o que mostra o cruzamento de dados do Portal da Transparência, da Presidência da República, onde são registradas as diárias concedidas a servidores federais, e da agenda oficial de Ana de Hollanda, na página do ministério na internet. A CGU poderá se pronunciar hoje sobre o assunto.

 informação sobre as diárias foi noticiada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Pelo menos quatro vezes, em janeiro e abril deste ano, a ministra teve compromissos no Rio, na sexta ou na segunda-feira. Assim, passou o fim de semana na cidade, recebendo sem participar de eventos ou reuniões oficiais.
O Ministério da Cultura confirmou que a ministra já recebeu diárias em dias sem agenda oficial no Rio. Segundo sua assessoria de imprensa, o procedimento não é irregular e economizaria dinheiro público, já que as diárias custariam menos ao governo do que a emissão de passagens aéreas para que ela regressasse a Brasília e voltasse ao Rio, um ou dois dias depois. A assessoria deu o exemplo do fim de semana de 16 e 17 de abril: "O último compromisso da ministra Ana de Hollanda no dia 15 de abril iniciou-se às 16h. (...) Como tinha agenda em 18 de abril às 10h, teria de retornar ao Rio no domingo à noite. O trecho de ida e volta custaria R$680,00. Uma diária paga pela estadia no Rio ficou em R$581,50".

Segundo o ministério, a ministra já cancelou passagens oficiais, arcando pessoalmente com a multa pela troca de data, para evitar receber diárias. O ministério não informou qualquer caso em que isso tenha ocorrido.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra