quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aprovada criação de varas e cargos na Justiça do Trabalho


Agência Senado    -    04/05/2011

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (4), a criação de varas e cargos na Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, Piauí e na Paraíba. A medida já conta com previsão de verbas orçamentárias para ser viabilizada e tem justificativa na ampliação do volume de trabalho nessa área. Os três projetos de lei da Câmara (PLCs 621 e 23, de 2011) que tratam do assunto vão ser votados, agora, pelo Plenário do Senado.
O PLC 6/11, relatado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), cria mais 12 cargos de juiz no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS). A estrutura funcional desta Corte também deverá ser reforçada com a criação de mais 27 cargos e 78 funções comissionadas.
Apesar de o número de cargos e funções aprovados estar abaixo do requerido pelo TRT da 4ª Região, Luiz Henrique disse acreditar que a iniciativa "proporcionará uma normalização da prestação jurisdicional no segundo grau, evitando-se a convocação de juízes de primeiro grau para atenderem a alta demanda que vem se verificando ano após ano".
Já o TRT da 13ª Região, sediado em João Pessoa (PB), reivindicou a criação de apenas dois cargos de juiz. No parecer pela aprovação da medida, proposta no PLC 21/11, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) justificou a ampliação citando o fato de o tribunal ter mantido o mesmo contingente de juízes desde sua criação, há 25 anos, embora o número de Varas do Trabalho tenha aumentado de seis para 27 no período.
Por fim, o PLC 23/11 cria três Varas da Justiça do Trabalho nos municípios piauienses de Uruçuí, Bom Jesus e Valença do Piauí, vinculadas ao TRT da 22ª Região. A estrutura desse tribunal deverá ser reforçada ainda com a criação de três cargos de juiz, três cargos em comissão e 15 funções comissionadas. Relator da proposta, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse considerá-la necessária para fazer frente ao crescimento econômico do estado e ao aumento da demanda processual.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra