terça-feira, 31 de maio de 2011

Câmara vai ao TST contra terceirizada


Autor(es): Izabelle Torres
Correio Braziliense - 31/05/2011



Calote de empresa a funcionários leva a Casa a buscar reparação na Justiça e motiva a implementação de mudanças nas licitações


A Câmara dos Deputados vai cobrar na Justiça o prejuízo que teve este ano com o sumiço da empresa terceirizada Visual, que deixou 450 funcionários sem salários e sem explicações. A Casa acionou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para pedir que a prestadora de serviços devolva aos cofres públicos mais de R$ 300 mil referentes às rescisões contratuais e aos encargos trabalhistas que foram repassados diretamente aos servidores. A ação, no entanto, deve durar mais de cinco anos para ser concluída. Devido ao problema com a Visual, a Mesa Diretora se apressou em aprovar um projeto de resolução impondo regras mais rígidas no processo de escolha das empresas por meio de licitação.

Desde a última sexta-feira, a Casa ficou autorizada a recortar das faturas devidas às empresas contratadas os valores referentes aos salários, auxílios e encargos trabalhistas para repassá-los diretamente aos servidores. A Câmara também poderá reter os repasses devidos às terceirizadas que demonstrarem incapacidade financeira para quitar os débitos referentes à folha salarial ou às indenizações rescisórias devidas a empregados demitidos.

“As previsões de retenção de pagamentos às contratadas estão fundamentadas na experiência da administração quando do inadimplemento das empresas no pagamento de suas obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Tais ocorrências têm sujeitado a Câmara à responsabilidade subsidiária para saldar o direito dos trabalhadores terceirizados com prejuízos ao erário e à sua imagem perante à opinião pública”, diz a justificativa do projeto, redigida pelo primeiro-secretário, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO).

Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, o tucano enfrenta dificuldades gerenciais com essas empresas, que incluem repetitivos atrasos nos pagamentos de salários e irregularidades nos serviços prestados. “Esperamos que essas mudanças previstas na proposta evitem casos como esses e protejam a Câmara de prejuízos financeiros nesses contratos”, acrescenta o deputado.

Salários
Além da retenção de repasses para as empresas terceirizadas com dívidas trabalhistas, a Resolução n° 3/2011, aprovada pelos deputados na semana passada, prevê que os editais de licitação devem especificar o número de postos de trabalho e os salários de cada atividade incluída no contrato. Os vencimentos, por sua vez, terão de ser fixados com base em uma média encontrada por meio de pesquisas de mercado e de sindicatos, podendo esse valor ser 30% superior à média. A ideia é que a publicidade dos vencimentos pagos evite superfaturamentos, já que a Casa tem recebido constantemente denúncias de que os salários declarados nas prestações de contas entregues pelas empresas não são os valores realmente pagos aos empregados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra