sexta-feira, 6 de maio de 2011

Condsef solicita apoio de ministro da Saúde à pauta específica do setor


Condsef    -    06/05/2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) em audiência nesta quinta-feira, 5. A Confederação apresentou um histórico de demandas ainda pendente. Acompanhado de gestores do MS o ministro ouviu os relatos da direção da Condsef a respeito dos temas que fazem parte da pauta específica dos servidores da Saúde. Assim como a outros ministros que receberam a Condsef em audiência, a entidade apresentou o memorial assinado pela Confederação, CUT e Ministério do Planejamento. Os detalhes da pauta apresentada ao ministro você confere clicando em Leia mais.  Padilha informou que vai apoiar e assumir todos os temas que encontrarem consenso na Mesa Nacional de Negociação da Saúde. O ministro se colocou também à disposição para participar das reuniões da mesa sempre que houver necessidade de sua presença.
Entre as demandas apresentadas ao ministro a Condsef falou sobre a estrutura remuneratória dos servidores da área da Saúde. A discussão ganhou novo corpo com a criação da Lei 12.277/10 que concedeu reajuste a cinco cargos de nível superior da administração pública. O tema está inserido no memorial. A Condsef defende a concessão de reajustes isonômicos aos servidores da administração pública baseado na tabela criada pela lei 12.277/10. Também item que faz parte do memorial está a atualização da Gacen e Gecen nos mesmos moldes do que foi concedido à indenização de campo.
Aglutinação, gratificação e avaliação – A Condsef solicitou que seja implantado o resultado do grupo de trabalho criado junto ao Planejamento e que debateu aglutinação de cargos. O objetivo é levantar problemas e promover a racionalização para buscar soluções para todos. Foi solicitado apoio especial do ministro junto ao Planejamento busca pela implantação da gratificação de qualificação que já é uma realidade em várias carreiras e ainda não foi concedida aos servidores da Saúde. Sobre o quesito avaliação de desempenho a Condsef falou da importância de garantir 80% fixos a servidores cedidos. O assunto já havia sido consolidado com o próprio Planejamento que acabou excluindo o item do decreto que tratou o tema. A mesa da saúde está discutindo a alteração da legislação.
Saúde indígena – A Condsef reclamou da falta de democratização no processo de reestruturação da Saúde Indígena. Em nenhum momento o MS debateu a situação com os servidores o que tem causado vários problemas. A Condsef defende a presença de  representantes dos trabalhadores nas negociações que envolvem o tema. O MS já está viabilizando a ida de um representante na mesa e um debate específico deste ponto deve ser aberto.
A Confederação também denunciou a forma abusiva como algumas comissões de inquéritos administrativos vêm atuando. Muitas estão recebendo diárias de concessão a mais de 2 anos para acompanhar apenas um caso. Um abuso já que é esperado que as comissões atuem entre 90 e 120 dias para trabalhar em casos administrativos. A Condsef não é contra as comissões, mas acredita que essa situação precisa ser apurada.
A categoria deve permanecer atenta. Todas as novidades referentes à pauta específica deste e de outros setores da base da Condsef vão continuar sendo publicadas aqui em nossa página.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra