terça-feira, 17 de maio de 2011

Condsef solicita à OAB parecer de inconstitucionalidade para MP 520/10


Blog  do Servidor Público Federal    -    17/05/2011




Em resposta a um ofício encaminhado pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, informou que a OAB vai analisar o pedido de ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade da medida provisória (MP) 520/10. A resposta ao ofício foi recebida pela Confederação no último dia 11. A partir desta terça-feira, 17, está prevista a entrada da MP na pauta de votação da Câmara dos Deputados. A medida é polêmica e propõe a criação de empresa pública (EBSERH) para gerenciar hospitais universitários. No pedido de inconstitucionalidade feito pela Condsef a entidade lembra que a MP 520/10 autoriza exploração de serviços básicos de saúde através de empresa pública como atividade econômica. Esta característica, por si só, vai de encontro ao perfil jurídico e social estabelecido pela Constituição para os HU´s.

O texto constitucional trata as universidades como espaço autônomo de ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade. Já a MP 520/10 se afasta dos princípios de constitucionalidade prevendo essencial contratação de terceiros e deixando em segundo plano o papel dos HU´s que é formar profissionais capacitados para atender pacientes na rede pública.  Outro ponto destacado é que a contratação de terceiros vai de encontro ao próprio Tribunal de Contas da União (TCU) que há anos aponta irregularidades na contratação de terceirizados exigindo a substituição imediata por servidores regidos pelo regime jurídico único.

O presidente do Conselho Federal da OAB informou que a documentação apresentada pela Confederação seguiu para a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais onde será analisada. A expectativa é de que a OAB apresente o parecer de inconstitucionalidade para a MP 520/10. As entidades reunidas na Campanha Salarial Unificada dos servidores federais vão seguir acompanhando o andamento da matéria no Congresso. A luta é pelo fortalecimento dos órgãos que atuam no atendimento gratuito à saúde da população. Os HU´s têm papel fundamental neste processo. Por isso, a pressão para que a MP 520/10 saia da pauta de votação e seja definitivamente derrubada vai continuar.

Fonte: Condsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra