quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mudanças na estrutura do Senado serão votadas até o final do mês


Blog do Servidor Público Federal     -     18/05/2011



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou nesta terça-feira (17) à Subcomissão Temporária da Reforma Administrativa seu relatório sobre o projeto que altera a estrutura administrativa do Senado (PRS 96/09). São 220 artigos com alterações que vão desde diminuição no número de chefias (48%) e de cargos de livre provimento pelos senadores (18%) até a redefinição das atribuições de áreas como a Gráfica, o Prodasen, o Serviço Médico, a Polícia do Senado e a Secretaria de Comunicação Social.
A votação do relatório na subcomissão temporária que trata do tema deve ocorrer até o fim deste mês. Depois disso, o texto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e daí para o Plenário.

O prazo para a votação visa a garantir tempo para análise das mudanças propostas. Os demais integrantes da subcomissão são os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que preside o colegiado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), Benedito de Lira (PP-AL) e Cícero Lucena (PSDB-PB).
- O Senado existe em função do Plenário e das comissões. A maior parte do seu quadro de pessoal, porém, desempenha hoje funções auxiliares de difícil compreensão à luz da missão constitucional - disse o senador, em reunião da, que analisa o PRS 96/09.

Ricardo Ferraço enfatizou a necessidade de que as chamadas áreas meio não suplantem "em tamanho e importância" os setores que guardam relação direta com a atividade legislativa.
- A adequação permite uma substancial diminuição de cargos e custos - disse, sem precisar, no entanto, o valor a ser economizado pelos cofres públicos.
O senador capixaba sugere diminuição também nas estruturas dos gabinetes. A função de chefe de gabinete - hoje privativa de servidor de carreira - passaria a poder ser ocupada via livre nomeação. Entretanto, o total de ocupantes dos chamados cargos de livre provimento, no assessoramento parlamentar, seria de no máximo 25, contra os atuais 79. Além disso, o número de servidores efetivos em cada gabinete de senador seria limitado a três. Pelos cálculos do senador, com a limitação desse número de servidores nos gabinetes, seriam liberados 243 deles para a estrutura permanente da Casa.
- Proponho que designação de servidor para o gabinete seja precedida de processo formal de treinamento e qualificação - acrescentou.

Diretor-geral
O relatório propõe mudanças na forma de designação do diretor-geral do Senado, que deixaria de ser uma livre atribuição do presidente do Senado. A indicação, para mandato limitado a quatro anos, teria que será aprovada pelo Plenário.
- A proposta é impessoal, já que a Casa é coletiva e devemos compartilhar as responsabilidades - argumentou.

Ricardo Ferraço estipulou prazos que vão de 60 a 180 dias para a reestruturação de áreas do Senado. Ele se baseou nos estudos da Fundação Getúlio Vargas e no trabalho de subcomissão nomeada na legislatura passada, que concluíram pela realização de estudos de revisão das missões e das dimensões dos diversos setores. Também são sugeridos estudos sobre o melhor aproveitamento do espaço físico do Senado e para a requalificação dos servidores.
O senador listou também sugestões de medidas de curto prazo, para adoção em 60 dias: avaliação do quantitativo de mão-de-obra terceirizada, da frota de veículos e dos serviços extraordinários e do pagamento de horas extras.

Fonte:  Agência  Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra