terça-feira, 24 de maio de 2011

Procuradores conseguem na Justiça reconhecimento de que exigência de habilitação específica para concurso de professor não é ilegal


AGU    -    24/05/2011



A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o reconhecimento de que exigência de habilitação específica para concurso de professor não viola o princípio da isonomia. A questão estava sendo discutida em ação ajuizada pelo Conselho Regional de Administração (CRA/AL), que pretendia a retificação do Edital n.° 01/2010 do Concurso Público destinado ao provimento de 101 vagas de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), para não mais exigir habilitação específica em Administração Hoteleira ou Turismo.

O CRA/AL alegou que a exigência da apresentação de diploma de graduação em Administração Hoteleira ou Turismo para os candidatos ao cargo de professor na área de Hotelaria/Turismo violaria o princípio da isonomia. O Conselho defendeu que todos os interessados que tivessem formação em Administração Geral e Administração de Empresas também poderiam concorrer às vagas.

A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), a Procuradoria Federal no Estado de Alagoas (PF/AL) e a Procuradoria Federal (PF) junto ao Instituto sustentaram que as regras do edital foram formuladas sem ferir qualquer dispositivo legal em vigor. Os procuradores federais destacaram a discricionariedade da administração para o estabelecimento das regras do processo seletivo e a impossibilidade de controle desses atos administrativos pelo Poder Judiciário, por não lhe caber avaliar o juízo de conveniência e oportunidade da Administração, nem valorar o mérito administrativo.

O juízo da 3ª Vara Federal de Alagoas acolheu os argumentos e negou o pedido do Conselho Regional de Administração, argumentando que "não se trata de concurso para administrador (...) mas sim para professor, e professor de Hotelaria/Turismo. O conteúdo esperado do candidato é especializado, conforme se extrai do edital (...) Analisando o que dos autos consta, percebo que o referido edital, realmente, não incidiu em qualquer ilegalidade ou inconstitucionalidade a ensejar sua retificação".

Inconformado, o Conselho recorreu ao TRF5 onde defendeu que as competências e habilidades desenvolvidas pelo ocupante do cargo estão relacionadas ao perfil do graduando em administração. Entretanto, o Desembargador que analisou o caso afirmou que o edital não incidiu em qualquer ilegalidade ou inconstitucionalidade que requeresse sua retificação. O voto do magistrado foi acompanhado por toda a Quarta Turma do TRF5.

A PRF5, a PF/AL e a PF/IFAL são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra