quarta-feira, 15 de junho de 2011

2ª Turma nega agravo de cidadão alemão que pretendia reconhecimento como servidor público


Blog do Servidor Público Federal     -     15/06/2011




A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do ministro Joaquim Barbosa (RE 346180) ao negar provimento ao agravo regimental apresentado pelo cidadão alemão Franz Xavier Bricker, que integra o quadro técnico da Universidade Federal de Santa Maria (RS) desde 1966 na condição de empregado púbico regido pela CLT, e que pleiteia seu reconhecimento como servidor público federal.

Bricker pretendia ver reconhecido o seu vínculo estatutário com a universidade, a contar do advento da Lei nº 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos) e, para isso, pedia que fosse afastado o obstáculo, em sua visão “discriminatório”, presente no artigo 243, parágrafo 6º, segundo o qual “os empregos dos servidores estrangeiros com estabilidade no serviço público, enquanto não adquirirem a nacionalidade brasileira, passarão a integrar tabela em extinção, do respectivo órgão ou entidade, sem prejuízo dos direitos inerentes aos planos de carreira aos quais se encontrem vinculados os empregos”.

No agravo, a defesa do cidadão alemão afirmou que o dispositivo do Estatuto dos Servidores Públicos seria inconstitucional porque viola o princípio da isonomia. Pediu o afastamento da jurisprudência do STF sobre a não autoaplicabilidade do artigo 37, inciso I, da Constituição, com a redação conferida pela EC nº 19/1998. Esta emenda constitucional assegurou aos estrangeiros o acesso aos cargos públicos, mas, de acordo com a jurisprudência do STF, sua eficácia é limitada, porque se trata de norma que precisa de lei posterior para ter eficácia.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa, o parágrafo 6º do artigo 243 da Lei nº 8.112/90 estava em consonância com a Constituição e permanece em vigor até que surja o diploma legal exigido pelo artigo 37, inciso I, instituído pela emenda constitucional. O dispositivo estabelece que “os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei”.

“Conforme adiantei, o presente agravo não merece prosperar. Naturalmente, os direitos e garantias individuais, inclusive o princípio da igualdade, aplicam-se aos estrangeiros nos termos do artigo 5º da Constituição, desde a sua primitiva redação. No entanto, até o advento das Emendas nº 11 e nº 19, o núcleo essencial dos direitos atribuídos aos estrangeiros, embora certamente compreendesse as prerrogativas necessárias ao resguardo da dignidade humana, não abrangia o direito à ocupação de cargos públicos efetivos na estrutura administrativa brasileira”, afirmou o relator.

Fonte: Notícias  STF



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra