sexta-feira, 3 de junho de 2011

Advocacia-Geral garante bloqueio de R$ 1,5 milhão de empresa inadimplente com funcionários terceirizados da Polícia Federal


AGU     -     03/06/2011



A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, o bloqueio dos créditos da empresa Cosejes que fornecia funcionários terceirizados para trabalhar como recepcionistas no setor de emissão de passaportes na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. O valor de R$ 1,5 milhão será destinado ao pagamento de salário e direitos trabalhistas dos funcionários.

A empresa contratada por pregão eletrônico iniciou as atividades com a Polícia Federal em 24 de fevereiro, com contrato de um ano. Entretanto, no mês de maio a Consejes demitiu os 459 servidores sem o pagamento de salário e verbas indenizatórias como aviso prévio, saldo de salário, 13º salário proporcional, férias proporcionais, multas de 40% sobre o FGTS, contrariando o artigo nº 477 da Consolidação das Leis do Trabalho.          

Inconformado, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo (Sindpress) entrou em contato AGU e informou o que estava acontecendo.

A Procuradoria-Regional da União (PRU3) e a Consultoria Jurídica da União (CJU3) na 3ª Região, junto com o Sindpress, ajuizaram medida cautelar solicitando o bloqueio dos valores referentes ao pagamento da Polícia Federal à empresa. O montante será utilizado para sanar a dívida trabalhista.

Os advogados da União justificaram que tratam-se de valores salariais rescisórios e fundiários não honrados, cuja natureza salarial é estritamente alimentar . As quantias recebidas pelos servidores têm como objetivo custear a sobrevivência deles e de sua família para o pagamento de alimentos, saúde, transporte e vestuário, por exemplo.

Na ação, a PRF3 e a CJU3 também alertaram que, caso a ação seja indeferida, os créditos serão librados para a empresa sem garantia que o pagamento dos funcionários será efetuado. A AGU também lembrou que, depois que a parcela for paga à Consejs, os valores poderão ser bloqueados em juízo por outros credores que não sejam trabalhistas como é caso de fornecedores e bancos, dentre outros, impedido assim quitação dos salários dos funcionários terceirizados.

O juízo da 39ª Vara do Trabalho de São Paulo concordou com os argumentos apresentados pela AGU e ordenou que o valor fosse depositado em conta à disposição do Juízo, com o objetivo de garantir as verbas rescisórias dos funcionários.

Na sentença o juiz determinou que os ex-trabalhadores sejam ressarcidos por meio de Alvarás Judiciais, liberados em ordem alfabética.          

A Consultoria Jurídica, além de auxiliar o Juízo no desenvolvimento das tratativas, também atuou na produção de planilha discriminada da quantia de que cada trabalhador deveria receber.    
   
A PRU3 e a CJU3 são, respectivamente, unidades da Procuradoria-Geral da União e da Consultoria-Geral da União, órgãos da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra