quarta-feira, 1 de junho de 2011

AGU garante posse de candidatos aprovados no concurso para ingresso na carreira de tecnologia militar


AGU     -     01/06/2011



A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a posse de candidatos aprovados no concurso público para preencher vagas na carreira de tecnologia militar. O certame, regulado pelo Edital de 24 de junho de 2010 do Ministério da Defesa, era questionado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na ação, movida contra a União e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o MPF pretendia suspender todos os atos do concurso, por conta das taxas cobradas para interposição de recursos. Alegava que o pagamento impediria o exercício do contraditório e da ampla defesa.

A Procuradoria Seccional da União (PSU) em Uberlândia (MG) explicou à Justiça que era legal e razoável a cobrança da taxa para recorrer. O objetivo seria custear parte das despesas do certame, para amparar as despesas da administração pública com a realização do concurso e baratear o custo da inscrição, em favor de todos os candidatos.

Ponderou, também, que a suspensão dos os atos do concurso poderia causar risco de dano irreversível e grave lesão à ordem pública. A União já havia dispendido dinheiro público para fazer o concurso e a realização de outro traria mais despesas ao Erário.

A Justiça Federal em Minas Gerais acolheu os argumentos e negou o pedido do MPF e assegurou a posse dos candidatos aprovados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra