segunda-feira, 20 de junho de 2011

Antecipação do 13º salário é ajuda financeira do meio do ano


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     20/06/2011



Rio - Julho já virou sinônimo de mês “gordo” para o funcionalismo público. A antecipação da primeira parcela do 13º salário é muito esperada por aqueles que usam o dinheiro para acertar algumas dívidas. Já os que respiram aliviados costumam poupar parte do abono natalino para alguns planejamentos futuros.

Para o funcionalismo federal, o valor sai no dia 4 de julho, junto com o salário de junho. A data vale para 1,3 milhão servidores ativos, inativos e pensionistas. A segunda metade chega em dezembro.

Na Prefeitura do Rio, decreto publicado sexta-feira no Diário Oficial estipulou que a antecipação de 50% do 13º salário vai sair — para os 185 mil servidores — nos dias 1º de julho (inativos e pensionistas) e 4 de julho (ativos). É provável que a outra metade seja paga em dezembro.

O Estado do Rio começa a pagar o abono no dia 29 de julho para cerca de 420 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas. Os servidores que recebem até R$ 950 terão o valor do 13º salário depositado integralmente na conta. Já para os que têm salário superior a R$ 950, será paga a antecipação da metade. De acordo com o calendário de pagamento, a complementação do abono vai sair em 19 de dezembro.

Para o economista Gilberto Braga, é importante usar o valor adicional para quitar dívidas do cheque especial, crédito rotativo do cartão e empréstimo pessoal: “Se o funcionário tiver no azul, pode aplicar o valor na Caderneta de Poupança ou guardar para as contas que tradicionalmente vencem no início do ano, como IPVA e IPTU”.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra