segunda-feira, 20 de junho de 2011

Antecipação do 13º salário é ajuda financeira do meio do ano


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     20/06/2011



Rio - Julho já virou sinônimo de mês “gordo” para o funcionalismo público. A antecipação da primeira parcela do 13º salário é muito esperada por aqueles que usam o dinheiro para acertar algumas dívidas. Já os que respiram aliviados costumam poupar parte do abono natalino para alguns planejamentos futuros.

Para o funcionalismo federal, o valor sai no dia 4 de julho, junto com o salário de junho. A data vale para 1,3 milhão servidores ativos, inativos e pensionistas. A segunda metade chega em dezembro.

Na Prefeitura do Rio, decreto publicado sexta-feira no Diário Oficial estipulou que a antecipação de 50% do 13º salário vai sair — para os 185 mil servidores — nos dias 1º de julho (inativos e pensionistas) e 4 de julho (ativos). É provável que a outra metade seja paga em dezembro.

O Estado do Rio começa a pagar o abono no dia 29 de julho para cerca de 420 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas. Os servidores que recebem até R$ 950 terão o valor do 13º salário depositado integralmente na conta. Já para os que têm salário superior a R$ 950, será paga a antecipação da metade. De acordo com o calendário de pagamento, a complementação do abono vai sair em 19 de dezembro.

Para o economista Gilberto Braga, é importante usar o valor adicional para quitar dívidas do cheque especial, crédito rotativo do cartão e empréstimo pessoal: “Se o funcionário tiver no azul, pode aplicar o valor na Caderneta de Poupança ou guardar para as contas que tradicionalmente vencem no início do ano, como IPVA e IPTU”.



MAIS NOTÍCIAS...