quarta-feira, 1 de junho de 2011

Câmara aprova criação de 90 cargos comissionados


O Globo   -   01/06/2011



Impacto anual estimado é de R$7,6 milhões; se não houver recurso, proposta vai ao Senado

BRASÍLIA. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou ontem a criação de 90 cargos comissionados (cargos de Direção e Assessoramento, DAS) e oito funções gratificadas para órgãos da Presidência da República. Dos 90 cargos, 19 são para o gabinete pessoal da Presidência, 18 para a Casa Civil e 24 para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Segundo o projeto do governo, enviado em 2008, o impacto orçamentário anual estimado era de R$7,6 milhões. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e, se não houver recurso para votação pelo plenário da Casa, segue para o Senado.

Na justificativa do projeto, o então ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, diz que os cargos da Casa Civil tinham como objetivo reforçar e otimizar ações do Programa de Aceleração do Crescimento. Em relação a outros órgãos, a justificativa é a necessidade de fortalecimento das estruturas. Mesmo depois de aprovação final do projeto de criação dos cargos, eles não são necessariamente preenchidos. O governo dispõe de um grande estoque de cargos já aprovados, mas não preenchidos.

O projeto já tinha sido aprovado em 2009 na Comissão do Trabalho e, no ano passado, na Comissão de Finanças e Tributação.

Também ontem a CCJ aprovou a admissibilidade de emenda constitucional que altera a data de posse do presidente da República e de governadores e prefeitos. Pelo projeto, que ainda precisa ser apreciado em comissão especial de mérito, os presidentes tomariam posse no dia 4 de janeiro, e prefeitos e governadores, no dia 3 de janeiro. Atualmente, as posses ocorrem no dia primeiro de janeiro. Proposta semelhante já foi aprovada pela Comissão de Reforma Política do Senado.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra