quinta-feira, 2 de junho de 2011

Em greve, servidores do Judiciário cobram presidente do STF por reajuste salarial


Blog do Servidor  Público Federal     -     02/06/2011
                                                                      



Brasília – O julgamento sobre a guerra fiscal entre estados no Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreu hoje (1º) sob fortes protestos de servidores da Justiça do Distrito Federal e da União, que estão em greve há 14 dias por reajuste salarial. Cerca de 500 pessoas se reuniram do lado de fora da Corte e incomodaram quem estava lá dentro buzinando e gritando palavras de ordem.

O protesto dos servidores ocorre um dia após magistrados de todo o país cobrarem o presidente do STF, Cezar Peluso, sobre o reajuste de subsídios da categoria. Ontem, a presidenta Dilma Rousseff e vários ministros de Estado receberam sete ministros do STF em um jantar. Não foi divulgado se os presentes trataram sobre a questão do reajuste.

É a segunda vez que os servidores entram em greve em dois anos. Em 2010, foram 44 dias de paralisação entre maio e julho. Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus-DF), Berilo Leão, a greve foi suspensa porque o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que o reajuste salarial dos servidores do Judiciário seriam analisados após as eleições. “Confiamos no compromisso firmado, e passado as eleições, não cumpriram o acordo”, disse Leão.

Desta vez, a greve é por tempo indeterminado. “Sentimos que vários estados já começam a se mobilizar e a tendencia é o movimento se ampliar e virar nacional. Sempre que o DF começa, os estados acabam se encorajando”, afirma Leão.

O líder sindical também criticou o posicionamento do presidente do STF nas negociações. “Ainda no ano passado, Peluso falou que fez a parte dele e que dependia do Lula, mas o governo tem muitas pressões e não adiantava só os servidores cobrarem. Mas ele ficou inerte.”

Fonte:  Agência Brasil




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra