terça-feira, 7 de junho de 2011

Greve de técnicos tem adesão de 13 universidades federais, diz sindicato


Blog do Servidor Público Federal     -     07/06/2011



Brasília – A greve dos técnico-administrativos de universidades públicas foi reforçada hoje (6) com a adesão de funcionários de 13 instituições. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), que coordena o movimento grevista, ainda não sabe dizer, entretanto, o percentual de servidores parados.

A greve foi aprovada no último fim de semana em uma votação apertada durante plenária nacional da categoria, em Brasília. O sindicato pede que do piso da categoria seja reajustado em, pelo menos, três salários mínimos. De acordo com Léia Oliveira, coordenadora-geral da entidade, hoje o vencimento desses servidores é R$ 1.034. “Temos o menor piso de todo o serviço público federal”, disse.

A entidade já tinha iniciado as negociações com o Ministério do Planejamento, mas segundo Léia Oliveira, não foi apresentada uma contraproposta às revindicações dos profissionais. “O eixo principal da pauta é que haja uma garantia de previsão do reajuste da categoria na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] de 2012, que já está sendo trabalhada pelo governo”, afirmou. Uma reunião com os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento estava marcada para amanhã (7), mas ainda não foi confirmada. “Esperamos que seja uma negociação rápida”.

De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ainda não há informações de que o movimento grevista esteja afetando o funcionamento das universidades. “Esperamos que o governo abra o diálogo o mais breve possível, sabemos que a negociação estava indo por um bom caminho”, disse o secretário executivo da entidade, Gustavo Balduíno. Ele afirmou que os reitores não têm autonomia para resolver o problema, mas que a Andifes procura intermediar a interlocução dos funcionários com o governo.

“Essa é uma situação que não temos os instrumentos para resolver, mas temos que administrar”, disse. O Ministério da Educação (MEC) foi procurado pela reportagem, mas não se posicionou sobre o assunto. “Os técnicos são muito importantes para fazer a universidade funcionar plenamente. Felizmente hoje a categoria tem uma maturidade para entender que o adversário não é a universidade, tampouco os alunos. Eles têm tido a prática de administrar o processo de forma a não trazer prejuízo ao ensino e à pesquisa”, disse Balduíno.

Fonte:  Agência Brasil



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra