terça-feira, 7 de junho de 2011

IBGE precisará repor ao menos 3,5 mil agentes


Blog  do Servidor  Público Federal     -     07/06/2011




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem por tradição realizar, a cada dois anos, processo seletivo simplificado para a contratação temporária de agentes de pesquisas e mapeamento, cargo de nível médio. Em 2007, foram abertas 3.000 vagas e, em 2009, 3.500 – apenas para citar as seleções mais recentes.
A validade dos contratos dos profissionais costuma ser de no máximo um ano, prorrogável por mais um, portanto, falta pouco para que o prazo do último processo seletivo expire: como a publicação do resultado final ocorreu em 20 de agosto de 2009, os aprovados só poderão servir ao órgão até 20 de agosto do ano vigente. O instituto já encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) um pedido para que novos postos sejam autorizados. Além disso, agendou para o dia 10 deste mês o início do pregão eletrônico que definirá a empresa organizadora da próxima seleção.

O número de oportunidades solicitadas não foi informado pela assessoria de imprensa do IBGE, que preferiu aguardar a análise do MPOG para divulgar a quantidade exata somente após a autorização das vagas. Mas considerando-se o processo seletivo anterior, a expectativa é de que o ministério dê o aval para o órgão fazer a reposição de no mínimo 3.500 servidores, cujos contratos serão encerrados em breve.

De acordo com a assessoria, a licitação que escolherá a empresa responsável pela seleção é considerada burocrática e o fato de o instituto receber as propostas das organizadoras antes que o MPOG libere as contratações visa agilizar os trâmites. Os lances dos interessados serão feitos por meio de pregão eletrônico no portal de compras do Governo Federal, o ComprasNet. Com os detalhes do processo seletivo estabelecidos e o nome da empresa definido, a única pendência será junto ao ministério.

Na última seleção simplificada aberta pelo IBGE, em que os candidatos puderam disputar 3.500 ofertas de agente de pesquisas e mapeamento, as chances estavam distribuídas por todo o país. O salário especificado no edital era de R$ 700 e havia benefícios. Mais detalhes sobre o processo seletivo estarão disponíveis na versão impressa do JC&E desta semana (edição 1592), que trará, também, o conteúdo programático completo do último edital.

Fonte:  Jornal de Brasília



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra