quarta-feira, 1 de junho de 2011

Marcado para 9 de junho debate sobre política salarial


Blog  do  Servidor Público  Federal     -    01/06/2011

                   

           
Aconteceu nesta terça-feira a terceira reunião no Ministério do Planejamento com as entidades nacionais que participam da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais. A pauta do encontro de hoje seria o debate sobre política salarial no setor público. Mas alegando ainda estar dialogando com vários setores do governo o Planejamento solicitou adiar a discussão do tema para o próximo dia 9 de junho. A reunião passou então a aprofundar propostas de ajustes em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional como é o caso do PL 248/98 que trata de demissões involuntárias na administração pública. O governo já assumiu que sua política visa capacitar, qualificar e treinar servidores, o que se contrapõe à política contida no 248/98. Esses ajustes serão formalizados em termos de acordo. Minutas desses termos devem ser encaminhadas ainda esta semana para análise das entidades. Oficinas também serão promovidas para discutir propostas polêmicas como o PL 549/09, que prevê congelamento de investimentos públicos, e o PL 1992/07 que propõe previdência complementar para o setor público.

As oficinas já têm data para acontecer. No dia 10 de junho acontece debate do PL 1992/07. Serão convocados representantes dos ministérios da Previdência e da Fazenda, Departamento de Saúde e Previdência do Planejamento, além de um debatedor indicado pelas entidades nacionais. No dia 17 é a vez do PLP 549/09 ficar na berlinda também com apresentação de painéis para contrapor opiniões. A MP 520/10 teria uma oficina, mas as entidades nacionais entenderam que a morosidade do governo em abrir este debate acabou prejudicando a discussão adequada da proposta. Em votação relâmpago a MP já foi aprovada na Câmara e seguiu para o Senado onde foi convertida no PLV 14211. A pressão dos trabalhadores vai continuar pela derrubada desta proposta que abre brecha para a privatização de serviços que devem ser prestados pelo Estado. E para o dia 1º de julho está prevista uma oficina que terá como tema central a política salarial para o setor público.

Negociação coletiva – Item suprimido da campanha unificada, a discussão da regulamentação da negociação coletiva no setor público será retomada no grupo de trabalho (GT) instalado em agosto de 2007. No dia 9 de junho, mesmo dia da reunião que terá política salarial como tema, haverá outra reunião para dar andamento aos debates sobre negociação coletiva. O objetivo é chegar a um consenso para que uma proposta seja encaminhada para votação no Congresso até julho. Este foi um compromisso que a própria ministra do Planejamento, Miriam Belchior, fez aos trabalhadores em sua primeira reunião com a bancada sindical.

As entidades nacionais voltam a se reunir nesta quarta para analisar o processo negocial em curso. Detalhes sobre a 3ª marcha à Brasília no próximo dia 16 de junho também vão estar na pauta. A expectativa é mobilizar um número ainda maior de servidores para mostrar ao governo que a categoria segue atenta e vai pressionar para garantir que as negociações com o Planejamento não fiquem apenas no campo das intenções. As duas primeiras marchas conseguiram reunir cerca de 10 mil servidores na Esplanada dos Ministérios. Atividades em defesa dos servidores e serviços públicos também vão acontecer em estados que não puderem participar da atividade em Brasília.

Fonte:  Condsef



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra