sexta-feira, 3 de junho de 2011

MP 520/10: Entulho criado no final do governo Lula encalha no Senado


Blog do Servidor Público Federal     -     03/06/2011




Apesar da tentativa do governo de aprovar a medida provisória (MP) 520/10 a matéria foi derrubada na madrugada desta quinta-feira no Senado. Numa manobra para derrotar o governo, senadores da oposição estenderam a sessão plenária até a meia-noite. Com isso duas MPs perderam a validade. Uma delas foi a MP 520/10 que pretendia criar uma empresa para administrar hospitais universitários (HU´s). A outra foi a MP 521/10 que, entre outras medidas, instituiria regime diferenciado de contratações públicas. A MP 520/10 foi encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional no apagar das luzes do último mandato do presidente Lula. Considerada um entulho, a medida estava sendo fortemente combatida pelos trabalhadores.

Caso fosse aprovada a MP possibilitaria a entrega para a iniciativa privada de serviços que são obrigação do Estado fornecer gratuitamente à população. A derrubada da medida era um dos itens que compunha a Campanha Salarial que reúne mais de 30 entidades nacionais na luta em defesa dos servidores e serviços públicos.

Durante a sessão no Senado a oposição acusou o governo de tentar aprovar “à força” as medidas provisórias. As propostas contidas nas duas não podem ser reapresentadas ao Congresso nesta legislatura.

Saúde é dever do Estado – As entidades vão aproveitar o novo fôlego conquistado com esta derrubada para continuar buscando o enterro definitivo de uma proposta que abra margem para a privatização do atendimento à saúde. Ao invés de criar uma empresa para administrar os HU´s com dinheiro público o que a Condsef, suas filiadas e entidades nacionais que participam da Campanha Salarial 2011 defendem é o fortalecimento do SUS, a reestruturação da carreira dos profissionais que atuam na saúde pública, além de investimento na contratação e capacitação desses trabalhadores. A saúde é dever do Estado e cabe a ele administrar com responsabilidade o dinheiro recolhido dos impostos oferecendo atendimento de qualidade à população.

Fonte:  Condsef



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra