quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nesta quinta (9), STF julga direito a revisão geral para servidores


Blog do Servidor Público Federal     -     09/06/2011




O  Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quinta-feira, 9, o direito dos servidores federais a uma revisão geral anual. O assunto volta à pauta do STF que analisa uma ação proposta pela Fenajufe. O início da sessão está previsto para as 14 horas. A revisão geral anual é um direito dos trabalhadores públicos previsto pela Constituição de 1988. Mas há pelo menos quinze anos o Executivo não faz valer este direito aos servidores federais. A expectativa da Condsef é de que o Supremo preencha mais essa lacuna deixada pelo governo. A entidade reforça que as correções de distorções salariais são fundamentais e precisam continuar para corrigir injustiças existentes nos quadros do funcionalismo. Paralela a essas demandas, a luta para garantir data-base para 1º de maio é um dos eixos da Campanha Salarial 2011 que reúne mais de 30 entidades nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos. Hoje, a Constituição prevê o dia 1º de janeiro como data para revisão geral.

Em 1998 uma Emenda Constitucional foi aprovada obrigando que a revisão fosse feita anualmente. Mas a EC não foi suficiente para garantir que o governo cumpra com esta obrigação. Ao longo deste período o STF julgou várias ações diretas de inconstitucionalidade e em todas reconheceu o descumprimento deste mandamento constitucional. Formas para provocar o Judiciário no sentindo de garantir o cumprimento da Constituição são necessárias. A sessão do STF de amanhã pode escrever mais um capítulo importante nesta luta por revisão geral anual. A Condsef vai acompanhar a sessão e divulgará novas informações ligadas ao tema.

Fonte: Condsef   



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra