sábado, 18 de junho de 2011

O futuro do Cespe: um modelo inovador de empresa pública


Blog do Servidor Público Federal     -    18/06/2011

                                                      

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UnB) é o principal centro brasileiro de organização e aplicação de concursos, avaliações e certificações. Nasceu das necessidades da UnB, em seus processos seletivos, mas cresceu e ocupou o espaço surgido a partir da Constituição de 1988, que estabeleceu o concurso como forma de acesso ao serviço público. Esse espaço vem crescendo com as práticas de avaliação e de certificação.

Na área educacional, o Cespe foi novamente chamado para a realização de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As atividades do Centro tornaram-se, assim, estratégicas para a profissionalização do Estado, sobretudo na área educacional, o que demonstra a capacidade da UnB de responder às demandas da sociedade.

Mas a evolução do Cespe-UnB explicitou um hiato entre os requisitos de suas operações e os dispositivos legais existentes para o desenvolvimento destas atividades no âmbito da universidade. A principal dificuldade diz respeito à contratação de pessoal para os certames gerenciados pelo Centro. Mesmo com a fundamental dedicação dos servidores da UnB, o caráter variável dessas atividades exige uma flexibilidade que não é compatível com o regramento das contratações na estrutura universitária.

Surge desse descompasso a recomendação expressa do Tribunal de Contas da União estabelecendo prazo para que a UnB regularize o Cespe. Nessa perspectiva recebemos do Ministério da Educação a proposta de criação de uma empresa pública. Analisar ese modelo legal no âmbito da autonomia universitária, com a garantia de preservação dos interesses da UnB e com o horizonte estratégico do que o Cespe-UnB significa para o país, foi o desafio colocado ao Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da universidade.

A análise do Consuni partiu das seguintes diretrizes: garantir o protagonismo da UnB na gestão do Cespe, manter a relação acadêmica do Cespe com a UnB, garantir que o Cespe continue realizando os processos seletivos, de certificação e de avaliação da UnB, assegurar a regularização dos processos de contratação e remuneração de trabalhadores, reforçando o acesso pelo mérito e a preservação de direitos trabalhistas.
A proposta de transformação em empresa pública é resultado da análise de todos os modelos organizacionais disponíveis na legislação. Foi uma análise exaustiva que apontou o modelo de empresa pública como o mais adequado à natureza e as finalidades do Cespe-UnB.

Não se trata da proposta de uma empresa nos moldes das já existentes, pois condiciona sua criação ao controle acadêmico e à gestão do Centro por parte da UnB. A proposta inova, porque garante os fundamentos que permitiram o êxito do Cespe, baseado na respeitabilidade que a UnB adquiriu na sua gestão e na ampliação do controle social sobre suas atividades.

A empresa pública Cespe-UnB não é uma "Concursobrás". Primeiro, porque as atividades não se resumem à elaboração e aplicação de concursos. Segundo, porque esse nome remete a uma idéia de monopólio dos concursos, inexistente na proposta do Consuni.

O Cespe-UnB precisará demonstrar permanentemente sua capacidade para que seja objeto de contratação por entes públicos e privados que desejem seus serviços. Insere-se, assim, em ambiente de competição e colaboração com as empresas privadas que atuam no segmento. Asseguram-se os direitos de todos àqueles que fazem uso do Centro: dos contratantes, dos inscritos em concursos, dos atuais e futuros colaboradores, bem como daqueles que disputam com o Cespe-UnB a prestação dos serviços previstos em suas finalidades.
Esperamos que o debate que se seguirá, no âmbito do governo federal e do Congresso Nacional, permita a ampla compreensão dessa proposta e sua futura aprovação nos termos definidos pelo Consuni.


Fonte:  UnB Agência
* José Geraldo de Sousa Junior é reitor da UnB
Eduardo Raupp é decano de Assuntos Comunitários e foi relator do processo de criação da empresa pública do Cespe no Conselho Universitário



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra