sexta-feira, 17 de junho de 2011

PLANEJAMENTO REALIZA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE CARTAS DE SERVIÇOS


Ministério do Planejamento     -    17/06/2011




 Foi realizada ontem no auditório térreo do Ministério do Planejamento oficina de capacitação para construção de Cartas de Serviços. A capacitação integra iniciativas em curso no Governo Federal, de maior interlocução e parceria entre as organizações da Administração, com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços prestados à sociedade na esfera pública.

As orientações técnicas sobre o uso da metodologia foram transmitidas para instituições que ainda não dispõem de cartas e para aquelas que já oferecem o documento a seus usuários, mas pretendem editar novas versões, mais ampliadas e completas.

Estiveram presentes servidores dos ministérios da Saúde,Transportes, Minas e Energia, Previdência Social, e Relações Exteriores; do Tribunal Superior Eleitoral; de Agências Reguladoras, como  Aneel, Antaq e  ANTT; da Capes, UnB, entre outras autarquias, e de unidades do próprio Ministério do Planejamento, como SPOA, SOF e SPU.

O uso de carta de serviços é exigência para órgãos e entidades do Governo Federal e uma recomendação para as repartições públicas de modo geral. A carta deve informar a documentação necessária, os locais e prazos para a obtenção dos serviços e  os padrões de qualidade no atendimento. O documento deverá estar disponível em canais como a internet e cartilhas para fácil manuseio nos balcões de atendimento, constituindo um compromisso do órgão público com a população.

A Carta de Serviços é ferramenta de melhoria de gestão do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), coordenado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra