segunda-feira, 13 de junho de 2011

Procuradores discutem novas teses jurídicas para evitar pagamentos indevidos em processos relacionados a servidores públicos


AGU     -     13/06/2011




Procuradores que atuam Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União, estiveram reunidos para refletir sobre as novas teses jurídicas relativas a servidores públicos que estão sendo usadas nos principais tribunais do país.

O evento, transmitido pela TV Escola da AGU, destacou a importância que o tema vem despertando na comunidade jurídica. Atualmente, 18% das ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal tratam de questões relativas a servidores públicos. A Procuradoria-Geral Federal vem tentando cada vez mais aperfeiçoar e qualificar os procuradores que atuam na defesa dos cofres públicos, impedindo pagamentos indevidos e protegendo o erário.
Entre os temas discutidos estavam a suspensão de pagamentos irregulares de precatórios, a contratação temporária de servidores, a incorporação de gratificações, a cobrança de valores pagos indevidamente, questões envolvendo as gratificações de desempenho, reajustes de planos econômicos e a responsabilidade subsidiária da Administração por encargos trabalhistas decorrentes de contratos de prestação de serviço.

As apresentações ficaram a cargo dos procuradores lotados no Departamento de Contencioso da PGF. Mais de 450 membros da Advocacia-Geral participaram do treinamento, inclusive, enviando perguntas "on line".

A Procuradoria-Geral Federal entende que esta é uma forma dinâmica e ágil para treinar e atualizar os membros da carreira, bem como para coordenar e uniformizar a sua atuação em todo o país, melhorando a defesa do Estado e evitando pagamentos irregulares.

O Departamento de Contencioso é uma unidade da PGF, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra