quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reforma administrativa: relator analisa substitutivo


Agência Senado     -     30/06/2011




Relator do projeto que altera o regulamento administrativo do Senado (PRS 96/09), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) está analisando o substitutivo apresentado na última quarta-feira (29) pelo senador Benedito de Lira (PP-AL) durante reunião da subcomissão criada especialmente para tratar do assunto. A próxima reunião do colegiado, que funciona no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), está marcada para a próxima terça-feira (5), às 18h30.

O texto do senador Benedito de Lira agrupa o conteúdo de quatro emendas propostas pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao relatório apresentado no dia 16 de junho por Ricardo Ferraço. As alterações dizem respeito a mudanças na nomenclatura e nas atribuições de cargos, reduções salariais, estrutura da Consultoria Legislativa e vinculação funcional de áreas relacionadas a atividades fins do Senado ao Conselho de Administração.

Antes da apresentação do substitutivo, o relator já havia, verbalmente, aprovado duas das emendas e rejeitado outras duas. Ainda de acordo com a assessoria de Ricardo Ferraço, o senador passou esta quinta-feira analisando as alterações para apresentar na próxima terça-feira, uma análise comparativa entre o seu texto e o substitutivo do senador alagoano.

O texto da reforma administrativa começou a tramitar no Senado no final de 2009, com base em estudo encomendado pela casa à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e discussões internas. A subcomissão foi criada em 2010, quando foi entregue o primeiro relatório. Os trabalhos foram retomados em março de 2011, sob a presidência do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Também integra o colegiado o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), 1º secretário do Senado.

Leia, abaixo, as quatro alterações propostas pelo substitutivo apresentado na última reunião da subcomissão:
Especialista em processo legislativo
A primeira alteração proposta por Benedito de Lira diz respeito à criação do cargo de Especialista Legislativo, proposta pelo substitutivo do relator, apresentado em 14 de junho. Sob a nova denominação, ficariam todos os analistas legislativos da especialidade processo legislativo. A justificativa de Ricardo Ferraço era valorizar o atendimento à área fim do Senado, com a distinção das demais funções dentro da casa.

Benedito de Lira, no entanto, discorda e, no substitutivo, argumenta que a alteração "promove ascensão funcional para um segmento de servidores da Casa, sem concurso público, o que é flagrantemente inconstitucional". A mudança já havia sido objeto de emenda do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acatada na reunião da última quarta-feira pelo relator. Na justificação da emenda, Vital argumentou que não se tratava de mera troca de nome de uma carreira, mas sim de transposição de parte desta a uma nova situação, com atribuições diferentes das atuais.

Conselho de Administração
Outra mudança proposta no substitutivo do senador alagoano é no artigo que dispensa os gabinetes parlamentares da vinculação administrativa ao Conselho de Administração, mas prevê vinculação funcional de órgãos da atividade-fim do Senado, como a Secretaria-Geral da Mesa. O Conselho de Administração será um órgão colegiado presidido pelo 1º secretário do Senado.

No substitutivo, Benedito de Lira argumenta que a vinculação "impõe o aparelhamento de órgãos que devem apoiar tecnicamente os parlamentares e seu processo decisório com absoluta isenção técnica e funcional". Emenda proposta pelo senador Vital do Rêgo, que deu origem a essa alteração no substitutivo, traz na justificação o fato de o conselho ser alheio às atividades relacionadas a atividades-fim do Senado. A emenda havia sido rejeitada pelo relator.

Redução salarial
Outra alteração proposta no substitutivo de Benedito de Lira procura acabar com a redução salarial dos cargos de chefe de serviço e coordenador, proposta pelo relator. Autor da emenda que deu origem à alteração proposta no substitutivo, o senador Vital do Rêgo argumenta, na justificação, que a reforma aumenta a responsabilidade dos ocupantes desses cargos, que são a linha básica de comando das operações no Senado.

Vital do Rêgo esclarece que a proposta não aumenta o salário para esses cargos, apenas os mantém como são hoje, além de não elevar o nível salarial do escalão superior, os chefes de departamento. Benedito de Lira argumentou ainda que, mesmo se acatada a mudança proposta no substitutivo, ainda haveria uma economia anual da ordem de R$ 27,8 milhões, ou 38% em relação à despesa atual com pagamento desse tipo de gratificação. A emenda de Vital do Rêgo havia sido rejeitada por Ricardo Ferraço.

Consultoria Legislativa
A última mudança trazida pelo substitutivo de Benedito de Lira, também proveniente de emenda do senador Vital do Rêgo, diz respeito à estrutura da Consultoria Legislativa do Senado. Nos dois textos de alteração, os senadores propõem uma estrutura mais "horizontalizada" para a consultoria. De acordo com a justificativa de Vital do Rêgo, a emenda procura vincular os consultores legislativos diretamente ao Consultor-Geral e, remover um nível hierárquico, o dos núcleos. A emenda havia sido aprovada pelo relator antes da apresentação do substitutivo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra