quarta-feira, 8 de junho de 2011

Técnicos da UnB aderem à greve


Autor(es): Larissa Garcia
Correio Braziliense - 08/06/2011




Categoria se une ao protesto nacional, mas assegura que manterá os serviços essenciais.


Mais uma categoria entrou na onda de greves que tomou o país. Os técnicos administrativos da Universidade de Brasília (UnB) aderiram ontem à paralisação das universidades federais, deflagrada na segunda-feira. Ao todo, 16 estados participam do movimento. Os funcionários reivindicam o piso de três salários mínimos. Atualmente, eles recebem R$ 1.039 mensais no cargo, que exige nível médio. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) garantiu que outros centros universitários deverão parar as atividades até o fim da semana.

A greve foi decidida em assembleia por unanimidade dos votos. “É um absurdo pagarem tão pouco a uma função de nível médio”, reclamou a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Eurides Pessoa. Ela explicou que serão mantidas atividades essenciais à população, como os hospitais universitários, alimentação e manutenção interna. “Também trabalharemos com o efetivo mínimo de 30%”, garantiu.

Além do reajuste do piso, a categoria exige a promoção dos aposentados até o último estágio da carreira e a unificação de funções e salários de funcionários que tenham atribuições semelhantes. Os representantes dos técnicos alegam que tudo isso faz parte do acordo feito com o governo que se seguiu à greve em 2007 e que não foi cumprido. Os funcionários se reunirão novamente na manhã da terça-feira que vem, na Praça Chico Mendes, no câmpus da UnB.

Entre as universidades federais que já aderiram à greve, estão a do Rio Grande do Sul (UFRGS), a de Pernambuco (UFPE), a rural de Pernambuco (UFRPE), a de Santa Catarina (UFSC), a do Rio Grande do Norte (UFRN), a de Tocantins (UFT) e a de São Carlos (UFSCAR).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra