quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acordo manterá Hospital Universitário funcionando


UnB  Agência     -     08/06/2011



Sindicato se comprometeu a respeitar as demandas do HUB. Funcionários precarizados vão continuar trabalhando

Os serviços prestados pelo Hospital Universitário (HUB) da Universidade de Brasília (UnB) serão mantidos durante a greve dos funcionários técnico-administrativos. Esse foi o acordo feito a direção do HUB e o comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). Para não prejudicar os atendimentos, foi assegurado que ao menos 30% dos servidores do quadro farão uma escala de trabalho. Além disso, os mais de 600 funcionários precarizados, entre eles a maior parte dos médicos plantonistas, continuarão trabalhando normalmente. A marcaçãod e consultas e cirurgias está mantida.

“Temos que manter o mínimo de 30% do atendimento, mas às vezes esse percentual não é suficiente para assegurar nossa responsabilidade”, disse Gilca. A decana, que é médica, citou o exemplo do Centro de Alta Complexidade em Câncer (Cacon). “Não podemos parar 70% dos tratamentos de câncer, essa é uma doença que não pode esperar”, afirmou. Nesta quinta-feira, às 11h30, o comando de greve irá se reunir com os servidores do hospital para definir os parâmetros da escala de trabalho.

O diretor do HUB, Armando Raggio, informou aos servidores que a paralisação será respeitada no hospital, mas também pediu para os funcionários que se mantenham dispostos a assumir demandas importantes para o HUB. “Confiamos na responsabilidade de vocês. Temos vidas que estão entregues aqui. Não iremos criar nenhum tipo dificuldade para uma manifestação pacífica e democrática”, afirmou. Armando disse que é preciso verificar as necessidades de cada um dos setores. “Há lugares em que preciso um número de pessoas maior para manter o funcionamento, em outros a quantidade diminui”, explicou.  

PRECARIZADOS – Durante a reunião, o sindicato propôs que a escala fosse feita também com os funcionários precarizados. que trabalham sem carteira assinada e sem direito a 13º e férias. No HUB, são mais de 600 pessoas nessa situação. Porém, foi decidido que elas não entrarão nos 30%. “Não vou concordar que a gente paralise segmentos que não possuem o mesmo vínculo que vocês”, afirmou Armando. “Fazer o hospital sofrer não vai aumentar o poder de barganha do movimento”, completou. Os plantões são realizados, em maioria, por precarizados. “Eles são essenciais para o funcionamento do hospital, principalmente em um momento de redução de pessoal, como a greve”, afirmou o professor Antônio Carlos Rodrigues, vice-diretor do HUB.

Ele explicou que na greve do ano passado o percentual de 30% foi insuficiente para manter os serviços funcionando. Segundo ele, à época houve um entendimento de os funcionários, tanto precarizados quanto do quadro, fariam parte dos 30%. “Hoje ficou claro que cada serviço precisa ser avaliado. Pode ser que esse percentual não seja o mesmo para todos”, afirmou. “Se hoje essa divisão de trabalhadores for colocada na Maternidade, por exemplo, não conseguiremos”, disse. “É um serviço que funciona por 24h e é extremamente importante”, afirmou.

O Ambulatório de Alto Risco é outro exemplo. Segundo o vice-diretor, o serviço é interdisciplinar e, por muitas vezes, é necessário fazer exames e internações. “Não podemos ter um laboratório fechado nem estarmos impossibilitados de internar”, disse.

Mauro Mendes, coordenador do Sintfub, afirmou que a categoria entende as especificidades do HUB. “Sabemos que fechar o Restaurante Universitário é diferente de fechar o hospital”, disse. “Não queremos criar nenhuma situação que prejudique o movimento”, afirmou Mauro. O sindicato também informou que, apesar da garagem estar fechada, as ambulâncias estão liberadas. “O abastecimento pode ser feito de manhã e à tarde”, disse. 



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra