quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vigília de servidores no TSE


Autor(es): Diego Abreu
Correio Braziliense   -   01/06/2011



Cerca de 200 manifestantes fizeram muito barulho, ontem à noite, em frente à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com apitos na boca, buzinas de gás e até a bateria de uma escola de samba, servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus), que estão em greve há 13 dias, fizeram uma vigília durante a sessão plenária do TSE. A algazarra era ouvida pelos ministros em plenário, embora não tenha impedido a realização do trabalho deles. Bombas foram explodidas na Praça dos Tribunais. A polícia acompanhou o ato de perto, mas não precisou intervir.

O coordenador do Sindjus, Berilo Leão, afirmou que, somente fazendo barulho, a categoria consegue mostrar sua indignação por conta da não aprovação de um reajuste superior a 50% para técnicos e analistas judiciários. Entre junho e julho de 2010, houve greve de 44 dias, que acabou suspensa depois que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, anunciou acordo para que o Plano de Cargos e Salários (PCS) fosse votado pelo Congresso após as eleições de outubro.

“A greve só vai terminar quando houver uma definição clara para a votação do projeto, já que o acordo foi descumprido. O objetivo do protesto não é atrapalhar, mas externar para a sociedade e para as autoridades a insatisfação e indignação da categoria, que está tendo um direito cerceado”, destacou Berilo. Segundo ele, há uma “enorme defasagem salarial” do Judiciário em relação ao Poder Legislativo.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, lamentou o protesto. “Essa manifestação deveria ser feita em frente a outros órgãos públicos, porque nós, do Judiciário, já cumprimos o nosso papel ao enviar o projeto ao Legislativo”, disse. A vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, por sua vez, considerou o ato justo. “É preciso haver liberdade de expressão”, afirmou.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra