quarta-feira, 6 de julho de 2011

Advocacia-Geral impede pagamento indevido pelo Hospital das Forças Armadas de mais de R$ 40 milhões em ações trabalhistas


AGU    -    06/07/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, o pagamento indevido de R$ 40 milhões pelo Hospital das Forças Armadas (HFA) em ações trabalhistas. A atuação foi da Procuradoria-Geral da União (PGU) e da Procuradoria Regional União da 1ª Região (PRU1).

Técnicos de enfermagem e auxiliares regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ajuizaram 180 ações contra o HFA, para pleitear direitos de servidores públicos garantidos pela Lei nº 8.112/90. Eles pediam o pagamento de auxílio alimentação, horas extras, reajuste de 3,17%, além de adicional de insalubridade com base no salário integral.

As procuradorias sustentaram que a base de cálculo do adicional de insalubridade continua a ser o salário mínimo e não a remuneração do empregado. Em relação ao reajuste de 3,17%, a AGU esclareceu que ele é devido somente aos servidores estatutários.

Quanto ao pedido de horas extras, os advogados da União comprovaram que ele é pago de acordo com o previsto no contrato de trabalho e amparado pela Lei nº 3.999/61. Já o auxílio alimentação não é devido, pois a União fornece refeições diárias aos empregados.

A Subseção Especializada em Dissídios Individuais (SDI), órgão uniformizador da jurisprudência Tribunal Superior do Trabalho, acolheu a defesa da AGU e negou os pedidos dos empregados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra