sexta-feira, 8 de julho de 2011

AGU assegura demissão de servidora do INSS envolvida em fraudes na concessão de benefícios previdenciários no Espírito Santo


AGU    -    08/07/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a legalidade e regularidade de processo administrativo disciplinar (PAD) que culminou em demissão de servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo envolvida em fraudes na concessão de benefícios previdenciários.

A Procuradoria Federal do Estado do Espírito Santo (PF/ES), a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região (PRF2) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Instituto (PFE/INSS) sustentaram que o processo administrativo disciplinar observou as garantias constitucionais, sobretudo os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. As procuradorias defenderam ainda a impossibilidade de o Poder Judiciário julgar o mérito administrativo.

A manutenção do PAD ocorreu após recurso das procuradorias contra sentença de primeira instância que anulou o ato do INSS para que a autarquia reintegrasse a servidora ao cargo que ocupava quando da demissão, com o pagamento de todas as remunerações que deixou de receber desde o seu afastamento, com juros e correção monetária, além de honorários advocatícios.

No entanto, o relator do processo na Sétima Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região afirmou que "o servidor punido não tem o direito de vir ao Judiciário e pretender que ele revise o ato administrativo com base na tese genérica de que a prova não foi bem apreciada, e que a punição se deu sem provas suficientes". O magistrado destacou que é ônus do ex-servidor de "esmiuçar as provas coletadas e confrontá-las com os preceitos aplicados, de modo a mostrar que o administrador agiu ilegalmente. A mera alegação de que a prova não é suficiente faria do Judiciário mera instância recursal da atividade administrativa". Diante disso, a Turma, por unanimidade, acolheu os argumentos das procuradorias e reformou integralmente a sentença.

O procurador federal que atuou no caso, Vilmar Lobo Abdalah Júnior, afirmou que essa vitória significa não apenas um ganho financeiro, mas principalmente a defesa do interesse público envolvido no caso, especialmente a probidade que as pessoas devem ter com a coisa pública, mais ainda quando se tratar de servidor público. "A unanimidade do acórdão, acolhendo todos nossos fundamentos e reformando integralmente a sentença de piso, diga-se, com análise importante de questões fáticas, nos proporcionou a recompensa pelo trabalho desenvolvido e a motivação para continuar com defesas qualitativas dos entes públicos federais representados", finalizou.

A PF/ES, a PRF2 e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra