quarta-feira, 27 de julho de 2011

AGU reage à greve


Correio Braziliense    -    27/07/2011




O governo decidiu jogar pesado contra os servidores públicos federais em greve. A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) questionando a mobilização dos funcionários ligados à Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), que chega hoje ao 51º dia de paralisação e prejudica setores estratégicos de 35 instituições de ensino em todo o país. A União pediu que, caso o movimento não seja suspenso, ao menos 70% dos técnicos voltem ao trabalho. A ação pede multa diária de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da determinação.

Procurador federal e diretor do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal, Hélio Pinto Ribeiro de Carvalho Júnior explicou que a medida busca garantir a continuidade das aulas, das pesquisas e do atendimento nos hospitais universitários. "A greve é um direito constitucional. Mas, por lei, ela deve ser iniciada depois que todas as tentativas de negociação forem frustradas. E não foi isso que ocorreu. Os servidores cruzaram os braços um dia antes da reunião marcada com o governo", alegou.

Léia de Souza Oliveira, coordenadora-geral da Fasubra, disse que a entidade ainda não foi notificada oficialmente sobre a ação no STJ. Só depois disso, a entidade vai realizar assembleia para analisar os rumos da mobilização. "Queremos melhorias como a elevação do piso salarial e não é uma ação judicial que vai para o movimento", avisou.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra