terça-feira, 12 de julho de 2011

CCJ recebe relatório da Reforma Administrativa


Agência Senado     -     12/07/2011




O relatório final da Subcomissão Temporária da Reforma Administrativa foi entregue nesta terça-feira (12) pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), respectivamente presidente e relator do colegiado, ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE). O texto, aprovado pela subcomissão no dia 6, será discutido na CCJ antes de ser submetido a votação em Plenário.

Durante quatro meses, a subcomissão analisou o projeto (PRS 96/2009) que reformula a estrutura do Senado, tendo como base o estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conforme ressaltou Ricardo Ferraço, em discurso no Plenário, o grupo procurou incorporar novos métodos para ampliar a transparência e a democracia na gestão da Casa.

O relatório entregue à CCJ reduz as 2.072 funções comissionadas para 1.129, possibilitando a economia de R$ 28 milhões por ano; a redução de 1.538 cargos comissionados para 1.220, resultando na economia de R$ 62 milhões por ano; e a fusão de 38 Secretarias em apenas seis, racionalizando o organograma para evitar superposição de funções.

O texto prevê ainda que seja incorporado à rotina do Senado o Conselho de Administração, composto por 12 membros que tem a função de avaliar as diretrizes administrativas da Casa.

Entre as mudanças propostas também consta determinação de que o indicado para o cargo de diretor-geral do Senado seja sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e tenha seu nome submetido ao Plenário. Também está prevista, entre outras medidas, a prestação de contas anual da Diretoria-Geral à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra